Pagamento por Aproximação: 4 coisas que você precisa saber

Confira quatro pontos sobre os cartões com pagamento por aproximação que merecem a sua atenção e veja como funciona esta função.

O uso de cartões com pagamento por aproximação vem se tornando cada vez mais comum, principalmente por conta da sua praticidade. Afinal, o recurso permite pagar pela compra em poucos segundos, sem precisa inserir o cartão na máquina nem digitar a senha.

Isso é possível por conta da tecnologia de NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade, em português), que permite a troca de informações entre dispositivos próximos.

Publicidade

Publicidade

Mas esse tipo de tecnologia ainda gera algumas dúvidas entre os usuários, e por isso destacamos a seguir quatro pontos importantes sobre o pagamento por aproximação.

1 – Como saber se o cartão tem pagamento por aproximação?

Pagamento por Aproximação: 4 coisas que você precisa saber
Confira quatro questões importantes sobre os cartões com pagamento por aproximação. Foto: Reprodução

Os cartões que contam com a tecnologia de pagamento por aproximação têm um ícone de antena, semelhante ao símbolo do Wi-Fi. Normalmente, esse símbolo está na parte frontal do cartão.

2 – É possível pagar por aproximação com o celular

Em alguns casos, os clientes podem usar o cartão por aproximação mesmo sem estar com ele em mãos. Para isso, basta ativar a compra por aproximação no celular, que ele servirá como um “substituto” do cartão.

Publicidade

Publicidade

Mas para isso é preciso que o aparelho tenha a tecnologia NFC, e que o usuário ative esta função e cadastre o cartão na carteira virtual do celular. Na hora do pagamento, basta abrir a carteira virtual, selecionar o cartão e aproximar o celular da máquina.

Além disso, quem tem Apple Watch também pode registrar o cartão no relógio, por meio da Apple Pay.

3 – Como cancelar o pagamento por aproximação?

Mas no caso dos clientes que não acham seguro utilizar esta tecnologia, é possível desativar a função do cartão ou do celular.

Em alguns casos, é possível fazer isso pelo aplicativo de gerenciamento do cartão, nas opções de configuração. Mas em outros é preciso ligar para o banco ou instituição relacionada ao cartão.

Por isso, a recomendação é pesquisar como desativar esta função no tipo de cartão que você usa.

4 – Em alguns casos, o cartão por aproximação precisa de senha

Por questões de segurança, as instituições financeiras costumam determinar um valor limite para compras sem necessidade de senha.

Publicidade

Publicidade

Nesse caso, em compras acima desse valor, a função de aproximação do cartão continua funcionando, mas o usuário precisa informar a senha para confirmar a operação.

Veja também: O pagamento por aproximação é seguro? Veja como se proteger de golpes!

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário