O pagamento por aproximação é seguro? Veja como se proteger de golpes!

Saiba o que é pagamento por aproximação, como funciona, se é seguro e como é possível se proteger de fraudes e golpes.

Uma das novas formas de pagamento que têm se popularizado nos últimos anos é o pagamento por aproximação. Entre as dúvidas que podem surgir entre os consumidores, está se o pagamento por aproximação é realmente seguro.

Afinal de contas, não dá para negar que, nos últimos anos, os índices de criminalidade envolvendo novas formas de pagamento tiveram aumento.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo o que é pagamento por aproximação e como funciona, se esta forma de pagamento é segura e como se proteger de fraudes e golpes ao utilizá-la. Confira!

O que é pagamento por aproximação e como funciona?

O pagamento por aproximação é seguro? Veja como se proteger de golpes!
Saiba o que é pagamento por aproximação, como funciona, se é seguro e como é possível se proteger de fraudes e golpes. (Imagem: Pexels/Divulgação)

A tecnologia Near Field Communication (NFC) foi desenvolvida para facilitar a vida de clientes e comerciantes na hora dos pagamentos enquanto uma tecnologia de comunicação sem fio, fazendo com os pagamentos se tornem mais rápidos e práticos. Em alguns casos, o usuário nem mesmo precisa digitar a senha, bastando aproximar o cartão da máquina de pagamentos durante poucos segundos, para que a troca de informações aconteça.

A tecnologia de aproximação está presente em cartões de crédito e débito de determinadas instituições bancárias e financeiras, como é o caso do Nubank, além de estar presente também em smartphonessmartwaches. Cada vez mais, o método está se popularizando entre consumidores.

Publicidade

Publicidade

Prova disso é que, em 2021, houve aumento de 384% na adesão entre os usuários de cartões em relação ao ano anterior. Essa informação é da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

O pagamento por aproximação é seguro?

Embora alguns usuários sigam preocupados quanto à segurança do pagamento por aproximação, a resposta para essa pergunta é sim.

Pagamento contactless é tão seguro quanto fazer uma compra online com cartão, por exemplo, uma vez que são muitas as camadas de segurança existentes para proteger as transações com cartão de crédito, a fim de que o usuário siga realizando compras sem preocupações.

Além dessas várias camadas de segurança, também convém comentar que as bandeiras de cartão usam sistemas para detecção de possíveis fraudes com base em inteligência artificial. Com isso, é possível identificar atividades suspeitas e é possível interrompê-las antes que o dono do cartão seja prejudicado.

Como se proteger de fraudes e golpes?

Como comentamos anteriormente, o pagamento por aproximação é seguro. Porém, isso não quer dizer que ele seja totalmente imune a fraudes e a outras situações de crime. Até porque, há casos em que a própria vítima é induzida ao erro pelo criminoso, como acontece em casos envolvendo o método de pagamento conhecido por Pix.

A partir disso, o usuário pode acabar autorizando uma transação de forma errônea.

Publicidade

Publicidade

Para evitar cair em fraudes e golpes, é sempre importante que o consumidor se atente ao valor apresentado na maquininha de cartão. Portanto, antes de seguir com a transação, aproximando o cartão da máquina, confira o valor que é apresentada e compare com o valor real da compra. Nesses casos, é bom ter em mente que a leitura pode ser feita havendo uma distância entre 4 cm entre a máquina e o dispositivo de pagamento.

Da mesma forma, é essencial que o usuário fique sempre alerta quanto às transações que são realizadas com o cartão, observando o extrato do cartão, seja cartão de crédito ou débito, em que a tecnologia esteja presente. Caso haja algo errado, é possível entrar em contato com a instituição financeira para resolver o problema e reaver o valor da transação.

Também é essencial que o usuário dê maior atenção ao local onde guarda o cartão que tem tecnologia de aproximação, já que muitas vezes a senha sequer é solicitada, havendo a possibilidade de, em caso de perda do cartão, o criminoso realizar compras sem precisar de muito esforço.

Veja também: Novo empréstimo do Caixa Tem ultrapassa 1 milhão de aprovações; por que nem todos estão conseguindo?

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais. Adora sentir que está fora da própria bolha.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário