Investimento que na verdade é golpe! Veja os principais sinais para não cair em uma cilada!

Investir tem se tornado uma atividade cada vez mais comum entre os brasileiros. Não para menos, afinal, as taxas cobradas em investimentos estão menores e a população tem mais acesso a informações sobre como fazer seu dinheiro render.

Mas, esse crescimento trouxe um problema: o aumento de golpes em investimentos. De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o órgão teve um aumento de 76,6% no número de denúncias recebidas em 2020 em comparação a 2019.

Publicidade

Publicidade

Ao todo, foram 325 casos de denúncia na CVM, sendo que desse total 175 são de vítimas de esquemas de pirâmide, que são considerados crimes contra a economia popular com promessas de ganho fácil de dinheiro.

Mas, dá para investir de forma segura. O segredo para isso é ser cuidadoso e buscar identificar sinais que normalmente indicam que a oportunidade é, na realidade, um golpe. Veja, aqui, quais são esses sinais!

moedas sendo usadas para simular investimentos

Principais sinais que indicam golpes em investimentos

Existem sinais que ajudam a identificar que oportunidades de investimento são golpes. Ao buscá-los e analisá-los é possível evitar sérios prejuízos. Veja quais são esses sinais:

Publicidade

Publicidade

Banco ou empresa de investimento desconhecida

Se um banco ou empresa de investimentos desconhecida entra em contato com você oferecendo um investimento de rentabilidade interessante, sua primeira atitude deve ser desconfiar.

Caso ache a proposta boa, é importante pesquisar a instituição financeira, para saber se realmente existe e se está associada a ações fraudulentas. Para isso, verifique se a empresa está cadastrada na CVM e no Banco Central.

Além disso, busque pelo CNPJ da empresa e informações sobre seu gestor. Também verifique se tais dados estão cadastrados na Receita Federal e se são verdadeiros.

Outra dica que ajuda muito é buscar processos judiciais associados à empresa, o que pode ser feito utilizando o próprio Google. Pesquise sites, veja se são profissionais e se oferecem canais de contato facilmente. Dessa forma, minimiza-se a possibilidade de golpe.

Promessas de ganhos altos e em pouco tempo

Não existe milagre no mundo dos investimentos. Portanto, se encontrar promessas de ganhos altos e em pouco tempo, tenha o máximo cuidado possível e não invista imediatamente.

De modo geral, investir demanda planejamento e um aporte contínuo para gerar um bom lucro. Logo, não é fácil ganhar muito dinheiro em um prazo reduzido como muitos golpistas prometem.

Publicidade

Publicidade

Essa promessa é tentadora, mas é muito comum e quem não tem conhecimento sobre golpes financeiros, como os esquemas de pirâmide, acaba caindo facilmente.

Pouca burocracia

Bancos e empresas de investimento cadastrados em órgãos reguladores precisam seguir regras específicas para não prejudicar seus investidores e não terem sua operação suspensa.

Entre essas regras está cumprir um processo burocrático de contratação e de esclarecimento total de normas do contrato.

Todo investimento que tenha um processo de contratação pouco burocrático deve levantar suspeitas. Por isso, certifique-se de que a empresa oferece contrato, se exige pagamentos extras, se deixa o investidor resgatar o dinheiro ou trocar de instituição.

Publicidade

Se tiver dificuldade em obter informações sobre o investimento ou se a contratação for muito simplista, sem um contrato específico, fuja porque a possibilidade de golpe é alta.

Publicidade

Nenhuma transparência sobre riscos

Quando uma empresa é legítima, ela será transparente sobre os riscos do investimento que oferece. Golpistas normalmente focam em garantias falsas, como promessas de ganhos altos e sem riscos, o que não existe no mercado financeiro.

Lembre-se de uma regra comum: quanto maior o rendimento, maior o risco. O ideal é sempre desconfiar quando faltar transparência sobre esse detalhe e desistir de fazer negócio.

Exigência de pagamentos extras

Todo pagamento feito pelo investidor deve ser especificado em contrato. Caso peçam valores extras, há uma grande chance de se tratar de um golpe.

Publicidade

Publicidade

Para evitar prejuízos, sempre questione previamente como funcionam os pagamentos e se todos estão no contrato fornecido pela empresa. Em caso negativo, desconfie.

Pouca informação sobre rendimentos

Os rendimentos do investimento devem ser informados de maneira clara e também precisam ser especificados em contrato, para garantir maior segurança ao investidor.

Pesquise sobre a média de rendimento do investimento, para saber se está dentro do que costuma ser pago pelo mercado. Se for muito alto e irreal, o melhor é não colocar seu dinheiro nessa oferta.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário