PicPay ou Nubank: qual é o melhor para render seu dinheiro?

Contas de fintechs costumam oferecer um diferencial em relação às de bancos tradicionais: rendimento de liquidez diária. Ótimos exemplos disso são as contas PicPay e Nubank.

Uma dúvida comum de quem quer deixar seu dinheiro rendendo é qual é a melhor opção, PicPay ou Nubank. Aqui, respondemos essa questão. Confira!

Publicidade

Publicidade

logotipos do picpay e nubank

O que é rendimento de liquidez diária?

Trata-se de uma modalidade de investimento em que seu dinheiro rende diariamente e você consegue resgatá-lo no mesmo dia da solicitação.

Portanto, é uma alternativa mais interessante para quem deseja ter fácil acesso ao dinheiro para lidar com eventualidades no dia a dia.

É justamente por isso que contas com rendimento de liquidez diária costumam ser mais indicadas para quem deseja montar sua reserva de emergência.

Publicidade

Publicidade

Contas PicPay e Nubank são melhores do que poupança?

Sim, porque possuem rendimento de liquidez diária. Na poupança, você consegue resgatar seu dinheiro imediatamente, mas ao fazer isso perde o rendimento.

O rendimento da poupança é mensal, portanto, é preciso esperar até a data de aniversário para ter o valor extra.

Além disso, há um outro detalhe: a poupança rende menos do que contas de fintechs, que normalmente possuem rendimento baseado no CDI.

O que é CDI?

Trata-se do Certificado de Depósito Interbancário, que é um título emitido por instituições financeiras para empréstimos entre si, com pagamento em um prazo muito curto.

Funciona da seguinte forma: de acordo com uma determinação do Banco Central, os bancos devem fechar o dia com mais dinheiro em caixa do que saindo dele, ou seja, é preciso ter saldo positivo.

Mas, nem sempre isso acontece. Um bom exemplo disso é quando há mais saques do que depósitos e o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir essa diferença, deixando o caixa do dia positivo.

Publicidade

Publicidade

Esse empréstimo é feito diretamente com outro banco e tem incidência da taxa CDI, que reflete quanto as instituições financeiras estão ganhando ao emprestar dinheiro para outros bancos.

O CDI é uma taxa diária, mas também é calculada como média mensal e anual. Para se ter uma ideia, o CDI de 2019 acumulado foi de 5,9% e o de 2020 de 2,75%. O rendimento da poupança em 2020 foi de 1,4% ao ano.

PicPay ou Nubank: qual é a melhor opção para render seu dinheiro?

Para saber qual conta é a melhor para render seu dinheiro, o correto é verificar quanto do CDI cada uma rende. O ideal é que seja sempre acima de 100%, porque se ganha mais.

Veja, a seguir, quanto rende cada conta:

PicPay

Publicidade

A conta PicPay promete um rendimento de 150% do CDI, com liquidez diária. Seu dinheiro cresce ao fim de cada dia útil e dá para resgatá-lo quando precisar.

Publicidade

Nubank

Já a conta Nubank oferece de 100% a 112% do CDI. Mas, atenção a um detalhe: somente na opção de 100% há liquidez diária. Se optar por um rendimento acima dessa porcentagem, só conseguirá resgatar o dinheiro a partir da data indicada no aplicativo. Normalmente, os prazos são os seguintes:

  • 100% do CDI: resgate imediato;
  • 102% do CDI: resgate em três meses;
  • 104% do CDI: resgate em seis meses;
  • 106% do CDI: resgate em nove meses;
  • 112% do CDI: resgate em um ano.

Comparando ambas as contas, a do PicPay é a que oferece maior rentabilidade. Mas, vale lembrar que outros aspectos devem ser considerados ao deixar seu dinheiro rendendo, como preferência por uma fintech específica e praticidade no uso de ferramentas de investimento.

Como abrir uma conta PicPay ou Nubank?

O processo de abertura da conta PicPay ou Nubank é simples: basta baixar o aplicativo da fintech na loja de apps de seu smartphone!

Publicidade

Publicidade

Depois, é só abrir o app, selecionar a opção de abertura de conta e seguir as recomendações dadas na tela. Será preciso informar dados pessoais e encaminhar uma foto no estilo selfie segurando um documento de identificação, como o RG ou CNH.

Esse detalhe da foto é importante porque ajuda a reduzir a possibilidade de fraude, dando mais segurança para o cliente sobre a proteção de seu dinheiro.

Quando terminar o processo de abertura, basta transferir ou depositar dinheiro na sua conta por boleto, sem pagamento de taxa, e deixar o valor rendendo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário