Cartão do Auxílio Brasil começa a ser entregue; veja o que você precisa saber sobre ele

Felipe Matozo

07/07/2022

O governo federal começou a entregar as primeiras unidades do novo cartão bancários do Auxílio Brasil no final de junho, segundo o Ministério da Cidadania.

Os novos cartões substituem os do antigo Bolsa Família e servem para sacar o benefício e fazer compras (mais detalhes abaixo). Mas, apesar da troca, os cartões do Bolsa Família seguem válidos, pois nem todos os beneficiários do Auxílio Brasil receberão uma unidade neste primeiro momento.

Isso porque foram emitidas 3,2 milhões de unidades com chip em junho, mas são 6,6 milhões de famílias que entraram no programa a partir de novembro de 2021. Estas famílias seguem recebendo o benefício na poupança social digital (Caixa Tem), e devem ganhar um cartão do programa em breve.

Para que serve o cartão do Auxílio Brasil?

Cartão do Auxílio Brasil começa a ser entregue; veja o que você precisa saber sobre ele

Novo cartão do Auxílio Brasil já começou a ser entregue aos beneficiários. Foto: Reprodução/Ministério da Cidadania

Com o cartão do Auxílio Brasil, os participantes do programa poderão sacar todo o valor ou uma parte do benefício na Caixa Econômica Federal ou em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas. Porém, os beneficiários terão direito a somente dois saques gratuitos por mês.

Além disso, o cartão do Auxílio Brasil também tem a função débito automático. Ou seja, os beneficiários poderão fazer compras e pagar diretamente com o cartão do programa. Mas para isso é preciso ter saldo em conta.

Segundo o Ministério da Cidadania, a tecnologia de chip de contato também torna o cartão mais seguro, pois diminui os riscos de clonagem.

Como solicitar o cartão?

Não é necessário solicitar o cartão do Auxílio Brasil, pois o governo irá distribuir os cartões gratuitamente para os beneficiários.

Nesse primeiro momento, os cartões serão entregues para quem recebe o benefício pelo Caixa Tem e começou a receber a partir de dezembro de 2021. Vale lembrar que as famílias que não receberem o cartão podem seguir usando o do Bolsa Família.

Para acompanhar o envio do cartão, os beneficiários podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou se dirigir até qualquer agência da Caixa.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

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