Nota Legal: Prazo para utilização dos créditos no pagamento do IPVA e IPTU DF termina em 31 de janeiro

Contribuintes do Distrito Federal têm até a próxima segunda-feira (31) para usar os créditos do Nota Legal no IPTU ou IPVA DF.


No Distrito Federal, contribuintes com cadastro no Nota Legal que quiserem utilizar créditos do programa para conseguir desconto no IPTU e no IPVA DF de 2022 têm até a próxima segunda-feira (31/01) para fazer a solicitação.

Mas é importante destacar que o contribuinte só pode utilizar os créditos para bens que estejam no seu nome. No caso das pessoas que não têm veículo ou imóvel registrado no próprio nome, é possível informar uma conta bancária entre os dias 1º e 30 de junho para receber o valor em dinheiro.

A seguir, veja como utilizar os créditos do Nota Legal para abatimentos em impostos no Distrito Federal, e mais informações sobre o programa.

nota legal ipva df
Veja como usar créditos do Nota Legal para desconto no IPTU ou IPVA DF. Foto: Agência Brasília

Como usar os créditos do Nota Legal para pagar o IPVA DF e IPTU

Para que o contribuinte escolha como usar os créditos do Nota Legal, primeiro ele deve acessar o site do programa. Em seguida, é preciso clicar em “Acesso” para se cadastrar ou fazer login para atualizar as informações do programa.

Em seguida, é só indicar uma das três opções disponíveis para utilização dos créditos, sendo que não há limite de valores para conseguir o desconto em um dos impostos.

Além disso, o contribuinte também pode acumular o valor disponível em seu saldo para conseguir um desconto maior nas próximas edições. Isso porque os créditos valem por até dois anos a partir do lançamento.

Vale a pena usar os créditos do Nota Legal para pagar esses impostos?

Iniciativas como o programa Nota Legal do DF são boas maneiras de os contribuintes conseguirem algum desconto em impostos que pesam no bolso todo início de ano.

Além disso, a redução é ainda mais bem-vinda em 2022. Afinal, o país ainda passa por crise econômica, o ano inicia com a inflação em alta após atingir índices recordes em 2021 e o IPVA ficou mais caro em todo o país.

Como funciona o Nota Legal?

O programa Nota Legal funciona como um incentivo para que os cidadão peçam nota fiscal após compras ou contratações de serviços no Distrito Federal.

Para isso, ele devolve até 30% do ICMS e do ISS recolhido pelos estabelecimentos aos consumidores, que assim acumulam créditos pelo programa.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.