Valor do IPVA 2022: Alta nos preços de carros usados piora o imposto – Entenda!

O valor do IPVA 2022 passa por uma alta nos preços de carros usados, e isto somente piora o imposto no Brasil. Confira!

O valor do IPVA 2022 de carros usados aumentou consideravelmente desde o início da pandemia. Isso se deu por conta da supervalorização de suas peças e valorização dos veículos usados, o que afetou diretamente a Tabela Fipe.

Qual o principal motivo para a alta nos veículos?

O aumento dos veículos tem motivos multifatoriais, mas vamos pensar juntos a respeito sobre algumas delas. O primeiro motivo e talvez o principal fator de valorização dos veículos é a pandemia de Covid-19. 

Publicidade

Publicidade

Valor do IPVA 2022 Alta nos preços de carros usados piora o imposto - Entenda! (4)
Fonte/Reprodução: original

O consumo de aparelhos eletrônicos aumentou desde o início da pandemia, onde as pessoas se encontraram na situação de trabalhar em casa.

Atualizaram seus equipamentos de lazer, ferramentas de trabalho, desktops, notebooks e tablets, o que impacta diretamente a indústria de semicondutores, indispensáveis para a composição da eletrônica dos veículos – o que por sua vez, valorizou as peças de reposição e deixou os estoques das concessionárias baixos.

Consequentemente, a procura por um veículo usado aumentou, fazendo com que seus preços no mercado se elevem. 

Publicidade

Publicidade

O que é a Tabela Fipe?

A Fundação instituto de pesquisas econômicas (FIPE) apresenta os valores médios dos veículos anunciados no mercado, sendo um recurso poderoso para quem quer comprar um veículo e oferece uma referência sólida sobre o real valor praticado.

Estes valores vão variar conforme ano, modelo, combustível, cor, região e outras tantas variáveis.

Qual é o impacto da tabela FIPE sobre IPVA?

O IPVA utiliza o valor do veículo na tabela FIPE, e a partir dele, multiplicado pela alíquota, se chega ao valor que deve ser pago, correspondente ao veículo em questão. Alíquota essa, que pode variar de estado para estado. Geralmente a região Sudeste tem alíquotas maiores, assim sendo, afeta diretamente o IPVA.

Agora que compreendemos que o IPVA é calculado conforme os preços médios aferidos pela Tabela FIPE, temos uma melhor ideia dos motivos da alta no IPVA de 2022. 

A alíquota IPC-Fipe está em 0,72% e possui forte influência nos valores do IPVA desde novembro de 2021. 

Concluímos assim que o principal motivo que levou ao aumento dos preços dos carros usados foi a pandemia de Covid-19, que resultou na falta de matéria-prima, fábricas fechadas e escassez de veículos novos, aumentando assim a procura pelos usados, que por sua vez ficaram mais caros, impactando diretamente o cálculo do IPVA. 

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário