Imposto de Renda 2021: Universidade de Fortaleza oferece orientação gratuita para declaração do IR!

Assim como já fez em anos anteriores, a Universidade de Fortaleza está oferecendo orientação gratuita para declaração do Imposto de Renda. O atendimento ao público para instruções sobre o IRPF é disponibilizado pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da universidade.

Neste ano, os atendimentos acontecem apenas de forma remota, por conta das medidas restritivas e do lockdown em Fortaleza para conter o avanço do novo coronavírus.

Publicidade

Publicidade

Durante as conversas com os especialistas, os contribuintes podem tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração do IRPF, retificação de imposto, problema de malha fina, empreendedorismo com o MEI (Microempreendedor Individual), entre outras questões.

orientação imposto de renda

Além da orientação gratuita sobre o Imposto de Renda, o NAF e o EGES (Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade) da Unifor também oferecem outros atendimentos para empreendedores e microempreendedores.

O objetivo é auxiliar este público em um momento em que a crise da pandemia não dá sinais de quando deve passar.

Publicidade

Publicidade

“Por conta dos decretos que proíbem a abertura de estabelecimentos que não são considerados serviços essenciais nesse momento de pandemia pelo Covid-19, os donos de negócio próprio acabam entrando em uma situação de crise por dificuldade em conseguir chegar ao cliente e de continuar faturando”, explica Alessandra Ponte, professora e coordenadora do NAF.

Ainda segundo a coordenadora, o NAF está à disposição de contribuintes que precisam de orientações mais amplas ou de ajuda, pois o foco é se ajustar à atual situação.

Junto com as professoras Anna Beatriz Maia e Ana Paula Melo, Alessandra supervisiona uma equipe de 10 alunos de Ciências Contábeis da Unifor. O grupo oferece orientação sobre o Imposto de Renda para a população de forma voluntária.

Como os atendimentos acontecem de forma remota, interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Veja também: Imposto de Renda 2021 – Tire suas dúvidas já!

Instagram do NAF também oferece orientação sobre Imposto de Renda

Além dos atendimentos por e-mail para orientações e esclarecimentos, o NAF também conta com um perfil no Instagram, o @naf.fortaleza. O perfil funciona como um canal de comunicação para educação fiscal, e o NAF disponibiliza conteúdos sobre o IRPF e outras questões fiscais e tributárias.

Publicidade

Publicidade

O núcleo também utiliza a rede social para postar avisos sobre eventos, cursos e palestras relacionados a temáticas abordadas tanto pelo NAF quanto pelo curso de Ciências Contábeis da Unifor.

Segundo Alessandra, o perfil passou por algumas mudanças por conta desse período de pandemia de Covid-19. Agora ele permite que as pessoas tenham mais acesso à página, e dessa forma fiquem bem informadas sobre os acontecimentos atuais.

A proposta do perfil no Instagram está ligada ao objetivo do próprio NAF, que é o de disseminar educação fiscal para a sociedade. Mesmo durante este período de isolamento social devido ao novo coronavírus, o núcleo segue atendendo a população, agora de forma remota.

O NAF é resultado de um convênio entre a Universidade de Fortaleza, a SEFAZ, a Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (SEFIN), a Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do Estado do Ceará.

Publicidade

Além das orientações, ele também recebe consultas sobre serviços de auxílio, informações sobre CPF e CNPJ, inscrição, consulta à situação fiscal e informações e auxílio para MEIs, micro e pequenos empreendedores adeptos do Simples Nacional. O telefone para contato com o NAF é (85) 3477.3193.

Publicidade

Veja também: IRPF 2021 – Como consultar Informe de Rendimentos emitidos pelo INSS

Unifor é referência na região

A Universidade de Fortaleza pertente à Fundação Edson Queiroz, e segundo o site da fundação é considerada o maior dos seus projetos sociais. Inaugurada em 1973, a Unifor investe em ensino, arte, cultura e deporto desde sua fundação.

Uma das principais motivações para a criação da universidade foi a carência de oportunidades no Ensino Superior na época. Além disso, o fundador Edson Queiroz idealizava uma instituição atuante no processo de desenvolvimento na região.

Publicidade

Publicidade

Atualmente, a Unifor conta com 40 cursos de graduação, aproximadamente 300 salas de aula e 400 laboratórios especializados. Em 2020, a universidade conquistou pelo segundo ano consecutivo o título melhor universidade particular das regiões Norte e Nordeste do Brasil no THE Latin America Ranking.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário