IPTU RJ 2022 vai subir até 10,42%. Veja o calendário de pagamentos

Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vai subir 10,42% em 2022. Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, o reajuste corresponde à inflação acumulada em 2021.

Mas no caso dos contribuintes que escolherem pagar o imposto em cota único (à vista), haverá um desconto é de 7%. No entanto, é preciso que o pagamento aconteça até o dia 7 de fevereiro.

Publicidade

Publicidade

Além disso, o mesmo percentual de reajuste valerá para a correção de parcelas não quitadas do IPTU de anos anteriores. A alta acumulada de 10,42% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), índice que representa a prévia da inflação oficial do país, é a maior desde 2015. O resultado foi divulgado ontem (23/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

iptu rj 2022 vai subir
Valor do IPTU RJ vai subir no mesmo nível da prévia da inflação deste ano em 2022. Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

A Prefeitura do Rio começará a enviar os boletos de cobrança pelos Correios a partir de 10 de janeiro. No caso dos contribuintes que não receberem a notificação, será possível emitir a segunda via por meio do sistema Carioca Digital.

Mas é importante destacar que o documento relativo a 2022 ficará disponível no site apenas no próximo ano.

Publicidade

Publicidade

Calendário para pagamento do IPTU RJ 2022

Os moradores do Rio de Janeiro poderão pagar o IPTU da capital carioca em até 10 parcelas, e as datas de vencimento serão as seguintes:

  • 1ª parcela ou pagamento à vista – 7 de fevereiro;
  • 2ª parcela – 9 de março;
  • 3ª parcela – 7 de abril;
  • 4ª parcela – 6 de maio;
  • 5ª parcela – 7 de junho;
  • 6ª parcela – 7 de julho;
  • 7ª parcela – 7 de agosto;
  • 8ª parcela – 8 de setembro;
  • 9ª parcela – 7 de outubro;
  • 10ª parcela -8 de novembro.

Além do desconto por pagamento à vista, cerca de 155 mil imóveis da capital fluminense podem ter descontos por conta da DeCAD (Declaração Anual de Dados Cadastrais). Nesse caso, o desconto de 5% vale para quem atualizou os dados do imóvel dentro do programa.

Entretanto, para ter direito a este desconto extra, o contribuinte também precisa manter o pagamento do tributo em dia durante todo o ano. Se fizer isso em 2022, o desconto no IPTU RJ vai subir para 10% em 2023.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário