IPVA 2022 mais caro: Veja os estados onde o valor do IPVA mais subiu

Em 2022, o IPVA deve ficar mais caro em todo o país, mas em alguns estados a alta deve ser ainda maior por conta das alíquotas cobradas.

Com dezembro se aproximando, muita gente já começa a se preparar para as contas de início de ano. Uma principais desta lista é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que em plena crise deve ficar ainda mais caro em 2022. Segundo projeções, a alta pode chegar até 30%.

A principal justificativa para mais este problema para o brasileiro, que viu se poder de compra cair bastante com as repetidas altas da inflação em 2021, é a recente valorização dos carros usados, consequência de uma crise na produção de veículos.

Publicidade

Publicidade

Com os carros mais caros, o IPVA também sobe, já que o chamado “valor venal” dos veículos é determinante para o cálculo do imposto. Mas em alguns estados o efeito dessa alta deve ser pior do que em outros, conforme veremos a seguir.

Estados que estarão com o IPVA 2022 mais caro. Não se assuste
Veja os estados onde os impactos do IPVA mais caro devem ser maiores. Foto: Ronaldo Silva/FuturaPress

Veja também: IPVA 2022 – Entenda como simular o valor aproximado do IPVA

Estados que mais devem sentir os efeitos do IPVA mais caro em 2022

A previsão de alta no valor do IPVA 2022 vale para todo o país, mas como a alíquota cobrada no imposto varia em cada região, o aumento deve varia entre um estado e outro.

Publicidade

Publicidade

Além da alíquota, outra questão é que um mesmo veículo pode ter valores diferentes entre um lugar e outro, pois as tabelas de avaliação usadas pelos estados também variam.

Mas como muitas destas tabelas ainda não estão disponíveis e a lista de modelos é grande demais para avaliar um por um, vamos considerar apenas as alíquotas cobradas nos estados para estimar onde a alta deve ser mais sentida.

A alíquota nada mais é do que uma porcentagem do valor do carro cobrada no IPVA. Ou seja, com o aumento no preço dos veículos, o impacto deve ser maior nos estados com alíquota mais alta.

Entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, as alíquotas variam de 2% a 4% do preço médio dos veículos. Nesse caso, os motoristas que mais devem sentir os efeitos da alta do IPVA são os que moram no estados com alíquota de 4%, que são os seguintes:

  • Minas Gerais;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo.

Além destes três estados, outras quatro unidades federativas cobram alíquotas superiores a 3% e aparecem logo em seguida no ranking de IPVA mais caro do Brasil:

  • Goiás – 3,75%;
  • Distrito Federal – 3,5%;
  • Mato Grosso do Sul – 3,5%;
  • Paraná – 3,5%.

Nos demais estados, as alíquotas variam de 2% a 3%. Para conferir a lista completa de alíquotas por estado, confira o nosso texto sobre o assunto.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário