Como usar estes 7 documentos para aumentar a sua aposentadoria

Existem documentos que ajudam a aumentar sua aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), caso realmente tenha direito a um valor maior.

Muitas vezes, as informações sobre contribuições podem estar desatualizadas no INSS, com valores menores, o que pode prejudicar a aposentadoria, recebendo menos do que deveria.

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Em situações assim, basta que o segurado solicite a revisão da aposentadoria ao INSS e comprove que contribuiu mais. A apresentação de documentos também pode ser feita durante o pedido de aposentadoria, pedindo um recálculo dos valores.

Mas, quais são os documentos que ajudam a aumentar sua aposentadoria? A seguir, listamos os 7 principais. Continue a leitura e confira quais são!

aposentadoria por idade inss 2021

7 documentos que aumentam sua aposentadoria

A seguir, você confere uma lista com os 7 documentos que lhe ajudam a comprovar que tem direito a uma aposentadoria maior que a estabelecida inicialmente pelo INSS. Confira quais são:

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Ficha financeira da empresa

Trata-se de um documento contábil que comprova os valores que a empresa gastou com remuneração de seus funcionários, incluindo repasses para o INSS. Para obtê-la, solicite-a à empresa em que atuou. Vale lembrar que o documento deve estar assinado pelo empregador para ter validade.

CTPS

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) deve estar com registros de todos os salários atualizados para funcionar como comprovante para o INSS. Além disso, as alterações de valores devem estar anotadas e assinadas pelo empregador.

Existe a possibilidade de apresentar tanto a carteira profissional física como a Carteira de Trabalho Digital, versão obtida por meio de aplicativo. Somente verifique se os registros digitais realmente estão atualizados.

Holerite

O holerite é um documento válido e aceito pelo INSS porque detalha tudo o que o trabalhador recebeu e teve de desconto em seu salário, incluindo contribuições para a previdência social.

Mas, como obter o holerite? Sempre junto ao empregador, que deve disponibilizá-lo mensalmente aos seus funcionários. Caso não tenha mais o documento, é possível solicitá-lo à empresa onde atuou.

Contrato de trabalho temporário

Quando se está em um contrato de trabalho temporário, não há registro em carteira. Portanto, o contrato funciona como um comprovante formal para o INSS, podendo confirmar quanto recebeu.

Extrato de FGTS

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O extrato de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é válido para o trabalhador contratado pelo regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Dá para obtê-lo junto à Caixa Econômica Federal, que é onde o empregador deposita o valor do benefício. Veja, a seguir, um passo a passo para emitir o extrato FGTS:

  1. Acesse a página de consulta e emissão do extrato FGTS, no site da Caixa;
  2. Informe seu CPF, NIS ou e-mail e senha, caso já tenha conta. Se não tiver, clique em “cadastrar / esqueci senha” e siga as orientações dadas na página;
  3. Marque a caixa de recaptcha;
  4. Clique em “acessar”;
  5. Selecione “FGTS”, item disponível no menu superior;
  6. Clique em “extrato completo”.

Caged

O Caged é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que comprova o tempo de serviço para aposentadoria. Esse documento pode ser obtido no site do Ministério do Trabalho, conforme passo a passo a seguir:

  1. Acesse a página de serviços do Caged;
  2. Clique em “iniciar”;
  3. Informe seu CPF e clique em “avançar”, se já tiver senha. Caso não tenha, clique em “crie sua conta gov.br” e siga as orientações dadas na página;
  4. Informe sua senha e clique em “entrar”;
  5. Finalize o serviço seguindo as orientações do site.

Rais

A Rais é a Relação Anual de Informações Sociais, que é um documento que comprova o tempo de serviço para solicitação de aposentadoria e concessão de outros benefícios como o abono salarial.

O documento pode ser solicitado no site do Ministério do Trabalho, de acordo com o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o serviço de emissão de Rais;
  2. Clique em “iniciar”;
  3. Informe seu CPF e clique “avançar”;
  4. Digite sua senha e clique em “entrar”;
  5. Siga as orientações dadas na página para usar o serviço.

Como fazer a revisão da aposentadoria?

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Reúna todos os documentos que puder e compare os valores com o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que pode ser obtido no Meu INSS.

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Caso encontre alguma divergência, com contribuições omitidas no CNIS ou em menor valor, acesse o Meu INSS, o serviço de solicitações e peça uma revisão. Se preferir, também dá para iniciar o processo por meio do telefone 135.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
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