Resultado do FIES 2022 hoje (18), de acordo com o MEC; Como usar o resultado

Resultado do FIES 2022 foi divulgado hoje, 18 de março. Veja até quando os pré-selecionados precisam complementar as informações.

O resultado do FIES 2022 foi divulgado hoje. Neste ano, o Governo Federal disponibilizou 110.925 vagas para o programa. Deste total, os interessados terão acesso a 60% delas no primeiro semestre, o que representa 66.555 oportunidades para o financiamento estudantil

Os inscritos no programa precisam cumprir esses requisitos para conquistarem uma das vagas:

Publicidade

Publicidade

  • Ter realizado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
  • Ter notas iguais ou acima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação no Enem;
  • Não ter feito o Enem na condição de treineiro. 
  • Comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

As próximas datas do cronograma, que devem estar na mente dos candidatos, são:

  • De 21 a 23 de março: prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular; 
  • De 24 de março a 4 de maio: prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Como consultar o Resultado do FIES 2022

Resultado do FIES 2022 hoje (18), de acordo com o MEC
Resultado do FIES 2022 foi divulgado hoje. Veja quais são os próximos passos. (Imagem: Gabriel Jabur / Agência Brasil)

O resultado do FIES 2022  fica disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para verificar se foi pré-selecionado, o candidato precisa usar a conta da plataforma Gov.br.

De acordo com o Ministério da Educação, os próprios estudantes são responsáveis por fazer a consulta, cumprirem com os prazos estabelecidos e acompanharem eventuais alterações.

Publicidade

Publicidade

Os candidatos são selecionados em uma das três opções de cursos, turnos e instituições escolhidas no momento da inscrição de acordo com a nota do Enem e seguindo a prioridade desses critérios:

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Quem não for pré-selecionado na chamada única será incluído automaticamente na lista de espera. Assim, as vagas que não forem ocupadas por quem foi escolhido no primeiro momento retornam para o sistema e outro candidato que esteja em lista de espera é pré-selecionado. 

Como usar o resultado do FIES 2022

Os selecionados no FIES 2022 têm direito ao  financiamento estudantil para cursos superiores de universidades privadas. Durante a formação, o acadêmico financiado paga mensalmente o valor da coparticipação, diretamente para o banco, que é o agente financiador. Quando ele se forma, é necessário quitar o restante do saldo devedor. 

Essa cobrança varia de acordo com a realidade financeira da família. Quando a pessoa que se formou está desempregada, por exemplo, ele só é obrigado a pagar uma parcela mínima para realizar a amortização.

Mas atenção: não basta ser apenas chamado para o FIES. O candidato escolhido precisa ficar atento aos prazos de envio de documentação. Entre os dias 21 e 23 março, os  pré-selecionados na chamada única do Fies devem complementar as informações da inscrição no sistema do Portal de Acesso Único. 

Os candidatos têm duas obrigações depois disso:

  • Comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validar informações em até cinco dias, contados a partir do dia seguinte ao da complementação da inscrição; 
  • Ir até uma agência do agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada para formalizar a contratação do financiamento.

3 perguntas sobre o FIES que você precisa saber

Publicidade

Publicidade

O FIES é um programa que conta com detalhes minuciosos, que devem ser de conhecimento dos candidatos. Veja algumas perguntas e respostas importantes a serem feitas por quem foi pré-selecionado:

O que acontece se a inscrição do candidato foi invalidada por não formação de turma?

Neste caso, o estudante será pré-selecionado em outra opção de curso, turno e instituição, que foi informada no momento da inscrição, seguindo a ordem de preferência. Ele ainda deve seguir os prazos para complementação de informações. 

Qual é o valor financiado pelo FIES?

Desde o 2º semestre de 2018, o percentual mínimo de financiamento é 50% do encargo educacional.

As instituições de ensino privadas podem cobrar valores extras?

As instituições de ensino não podem aplicar valores superiores ao da mensalidade ou semestralidade aos estudantes que participam do FIES 2022, nem mesmo taxa de matrícula. 

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário