Quase 2 milhões de brasileiros ainda podem receber o PIS 2022. Entenda o caso

Alexandre G. Peres

22/02/2022

Graças a uma recente revisão por parte da Dataprev, empresa pública vinculada ao Ministério da Economia e responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira (em especial de dados do INSS), cerca de 1,9 milhão de trabalhadores podem ser incluídos para o recebimento do Abono Salarial do PIS 2022, cujo ano-base é o de 2020.

A previsão é de que o resultado da análise do Dataprev, com os novos trabalhadores que serão incluídos no pagamento do PIS 2022, seja divulgado a partir do dia 19 de março.

A seguir, você vai entender por que tantas pessoas serão incluídas no Programa de Integração Social (PIS 2022) e descobri como saber se você vai ou não ter direito a ele! Continue lendo!

Por que novas pessoas estão sendo incluídas no PIS 2022?

Quase 2 milhões de brasileiros ainda podem receber o PIS 2022 (Imagem: Reprodução/Datalegis)

Quase 2 milhões de brasileiros ainda podem receber o PIS 2022 (Imagem: Reprodução/Datalegis)

Até o momento, o Dataprev analisou e processou a informação de 96,5% dos cerca de 55 milhões de CPFs que tiveram registro em 2020 na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no e-Social. Com isso, o Dataprev chegou à seguinte conclusão:

  • 22,7 milhões de brasileiros estavam elegíveis para o recebimento do PIS 2022;
  • 30,4 milhões não estavam elegíveis.

Porém, o registro de cerca de 1,9 milhão de brasileiros exigiu um processamento adicional, mais cuidadoso e detalhado. O motivo disso é simples: as informações deste 1,9 milhão de trabalhadores no RAIS apresentavam algumas inconsistências.

E é justamente por isso que, após o novo processamento dos dados pelo Dataprev, quase 2 milhões de brasileiros vão poder ser incluídos no recebimento do PIS 2022.

Como saber se eu vou ter direito ao PIS 2022

Para receber o PIS 2022 (que está tomando como base o ano de 2020), é preciso que o trabalhador atenda aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter trabalhado com carteira assinada ao menos 30 dias em 2020;
  • Ter recebido em média até dois salários mínimos mensais;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)

Lembrando que o PIS é destinado exclusivamente a trabalhadores de empresas privadas. Caso você seja funcionário público, você não tem direito ao PIS, e sim ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que tem suas próprias regras.

Para conferir o calendário de pagamento do PIS 2022 e descobrir quando você receberá o seu abono salarial, clique aqui.

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.

0

Aguarde, procurando sua resposta