5 dicas para economizar na hora do banho

Confira cinco dicas que podem te ajudar a economizar água e energia na hora de tomar banho e reduzir ambas as contas.

Um dos principais vilões da conta de luz é o chuveiro, já que ele apresenta um alto consumo de energia. Por isso, quando a economia vai mal e o brasileiro precisa cortar custos, como no cenário atual, vale a pena buscar dicas para economizar no banho e tentar reduzir a tarifa de energia.

A seguir, confira algumas dicas simples que podem ajudar a diminuir não só o consumo de luz, mas também de água, e fazer a diferença no final do mês.

Publicidade

Publicidade

1 – Troque o chuveiro elétrico por um eletrônico

Muitos chuveiros elétricos têm apenas duas opções de temperatura: Inverno e Verão. Com isso, é comum que as pessoas tomem banho na temperatura mais quente (Inverno) e que gasta mais energia por falta de um “meio termo”.

Nesse caso, o chuveiro eletrônico é uma opção mais vantajosa porque oferece mais opções para regular a temperatura. Ou seja, evita “forçar” muito a potência do chuveiro sem necessidade.

5 dicas para economizar na hora do banho
Confira 5 dicas que podem te ajudar a economizar água e luz na hora do banho. Foto: Max Vakhtbovych/Canva

Sendo assim, mesmo que o chuveiro eletrônico seja mais que o elétrico, considere fazer essa troca, pois é possível que a economia na conta de luz compense o custo.

Publicidade

Publicidade

2 – Deixe a posição de ‘Inverno’ para dias mais frios

Mas caso não seja possível trocar o tradicional chuveiro elétrico por um modelo eletrônico, procure deixar a posição de “Inverno” apenas para os dias mais frios. Afinal, a posição “Verão” é bem mais econômica.

3 – Desligue o chuveiro para se ensaboar

Procure manter o chuveiro ligado apenas para se enxaguar, pois isso diminui o tempo que o aparelho passa ligado, economizando água e energia.

4 – Evite tomar banho em “horários de pico”

Entre 18h e 21h, costuma haver uma alta demanda no consumo de energia elétrica, o que pode reduzir a eficiência do chuveiro. Por isso, é recomendado evitar banho neste período.

5 – Procure limpar o chuveiro

Quando a parte de saída de água do chuveiro está suja, ele pode ter um desempenho menos eficiente, pois a sujeira pode exigir um consumo maior de água e levar a aquecimentos excessivos. Por isso, é recomendado manter os orifícios de saída de água limpos.

Veja também: Conta de luz pode ficar até 57% mais cara após reajuste da Aneel; entenda

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário