O que é o iToken e como utilizar?

Você sabe como utilizar e o que é o IToken do Itaú? Confira tudo o que você vai precisar e gostar de saber sobre o assunto aqui!

Não sabe o que é e como funciona o iToken do Itaú? Para que transações de dinheiro sejam realizadas com segurança através dos canais digitais, é necessário que o cliente indique o iToken Itaú. Trata-se de um código feito para a segurança do aplicativo Itaú. Confira a seguir todos os detalhes de como utilizar da maneira correta essa ferramenta. 

O que é o iToken e para que serve?

O iToken é uma ferramenta que funciona como uma espécie de camada de segurança dos canais digitais do banco Itaú. Todo cliente do banco precisa ter a ferramenta cadastrado conforme as regras para conseguir realizar transações de dinheiro, pagar contas e transferências pelos canais digitais e aplicativo Itaú. 

Publicidade

Publicidade

O que é o iToken e como utilizar
Fonte/Reprodução: original

Antes a ferramenta necessitava de uma sincronização com um caixa eletrônico físico do Itaú para começar a operar. Isso mudou: agora o novo modelo permite a liberação do iToken apenas com o reconhecimento facial do cliente e a senha do cartão Itaú. 

Como funciona o iToken Itaú?

O iToken Itaú  é um dispositivo dentro do próprio aplicativo do banco que gera uma sequência numérica aleatória utilizada para a aprovação de transações digitais, como movimentação de dinheiro, pagamento de boletos etc. Estas sequências numéricas são frequentemente atualizadas, o que aumenta a segurança do usuário.

Na prática, isso significa que determinadas funções da sua conta Itaú só podem ser realizadas através do seu smartphone, pois é nele que o iToken está instalado. Caso alguém tente, por exemplo, fazer um Pix de outro smartphone usando a sua conta, esta pessoa não conseguirá completar a operação, já que não possui o token Itaú instalado em seu celular.

Publicidade

Publicidade

Como saber qual meu iToken?

Para saber o iToken Itaú, é necessário abrir o aplicativo pelo celular e acessar a conta com os dados pessoais. Feito isso, basta digitar pelo nome da ferramenta na barra de pesquisa do aplicativo e escolher pela opção ‘’iToken no aplicativo’’. 

Após ler todas as instruções necessárias feitas pelo banco, a ferramenta estará apta para ser habilitada através do reconhecimento facial do aplicativo. Para confirmar basta digitar a senha do cartão. 

O que é o iToken SMS?

O iToken Itaú SMS tem a mesma função que os demais disponíveis para confirmar transações bancárias. O funcionamento deste método acontece via SMS no celular toda vez que o cliente necessita efetuar uma transação.

O código enviado por SMS expira logo após o uso do cliente e não precisa de conexão com a internet para ser gerado. É uma das melhores opções para quem realiza viagens internacionais ou está sem internet por algum motivo. 

Posso transferir o iToken para outro celular?

Para quem, por algum motivo, sofreu troca recente de celular, o iToken precisa ser cadastrado e habilitado novamente. Para isso, é necessário que a pessoa vá até um caixa eletrônico Itaú com o cartão e o smartphone em mãos. Deste modo, um novo cadastrado poderá ser feito e o anterior será excluído na mesma hora pelo banco. 

Tem como ter 2 iToken num mesmo celular?

É possível ter mais de um iToken Itaú no mesmo dispositivo móvel, porém isso acontece para quem utiliza mais de um aplicativo Itaú, como app Itaú para empresas e o app Itaú para computador. Deste modo, o iToken da conta jurídica não será o mesmo para conta de pessoa física. 

Como instalar/ativar o iToken no meu aplicativo Itaú sem precisar ir até a agência bancária?

Publicidade

Publicidade

É instalar e ativar o token no seu app Itaú pela primeira vez, sem precisar visitar uma agência bancária. Basta seguir os passos abaixo e utilizar o reconhecimento facial para instalar o iToken em seu aplicativo:

  • Primeiramente, abra o app Itaú e clique no ícone do iToken na parte inferior da tela;
  • Aperte em continuar e leia as breves dicas e explicações disponibilizadas pelo Itaú;
  • Em seguida, movimente o smartphone e posicione a câmera dele de modo a centralizar o seu rosto na moldura mostrada na tela;
  • Por fim, caso o reconhecimento facial seja bem sucedido, seu iToken estará ativo e você poderá aproveitar todos os recursos que o Itaú disponibiliza aos seus clientes.

Caso o seu smartphone não seja compatível, não tenha a câmera funcionando ou apresente problemas com o reconhecimento facial, você precisará se deslocar até uma agência do Itaú para efetuar a instalação do iToken em um caixa eletrônico.

Como liberar meu iToken Itaú?

Para liberar a ferramenta, em alguns casos será necessário ir até um caixa eletrônico oficial da rede Itaú com o celular do aplicativo. No caixa, basta acessar a conta normalmente com os dados e clicar na aba ‘’Ver agora’’ na mensagem de desbloqueio. 

Feito isso, basta confirmar normalmente o desbloqueio e seguir os passos compartilhados através do celular. Após habilitar com a utilização do caixa eletrônico, o cliente poderá acessar o app Itaú e seus serviços. Ao sair, a ferramenta será criada.

Posso habilitar o iToken para PC?

Publicidade

Há uma maneira de habilitar o iToken para utilização no computador. Para isso é necessário baixar o app Itaú no computador e desbloquear o modo pelo aplicativo do celular. Com a utilização do celular, procure pelo ícone que indica a ferramenta e aponte o leitor de QR Code no código compartilhado no aplicativo do computador.

Publicidade

Feito todo o processo, basta confirmar com o código de 6 dígitos e o computador estará habilitado para uso da ferramenta. Lembrando que o iToken é uma forma de segurança para todos os clientes Itaú que realizam transações em canais digitais. Ele evita fraudes e atividades não confirmadas pelo cliente Itaú.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário