Enem: plataforma chamada Busca Nota mostra bolsas de estudos conforme nota obtida!

Muitas vezes, o participante do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não sabe exatamente como encontrar universidades particulares que oferecem bolsas de estudo para quem fez as provas.

Pensando em facilitar esse processo, a Amigo Edu, startup de educação, criou o Busca Nota, que é uma plataforma que encontra e disponibiliza em um só lugar ofertas de bolsas de estudo com base nas notas do participante do Enem.

Publicidade

Publicidade

Confira, aqui, mais sobre essa novidade e opções de como utilizar sua nota do Enem para realizar o sonho de fazer um curso de formação profissional numa universidade.

alunos em sala de aula

Como funciona a plataforma Busca Nota?

A plataforma Busca Nota reúne em uma só página as melhores opções de bolsas de estudo de todo o país, com base na nota do Enem do candidato. Isso é possível porque a startup Amigo Edu fez parcerias com instituições de ensino para conseguir melhores ofertas.

São disponibilizadas bolsas de estudos com descontos progressivos, estabelecidos de acordo com sua nota no Enem. Quanto maior for a pontuação, melhor é a bolsa de estudos.

Publicidade

Publicidade

Além disso, na plataforma também é possível encontrar benefícios exclusivos, como cashback e seguro educacional, sendo uma opção interessante para quem busca condições especiais para pagamento da mensalidade do curso.

O funcionamento da plataforma é simples, basta realizar uma pesquisa e o site Busca Nota indicará o preço original do curso, o valor com a bolsa de estudos oferecida pela plataforma e da bolsa especial do Enem.

Como usar a plataforma Busca Nota?

A plataforma Busca Nota é totalmente online e gratuita. Confira, a seguir, um passo a passo para acessá-la e verificar bolsas de estudo em universidades:

  1. Acesse o Busca Nota;
  2. Clique em “buscar cursos com minha nota”;
  3. Informe suas notas no Enem. Se preferir, dá para informar somente a média geral;
  4. Clique em “próximo”;
  5. Informe o curso que deseja realizar e em qual cidade quer estudar;
  6. Clique em “sim, isso mesmo!”;
  7. Se quiser, informe seu e-mail para receber novidades sobre bolsas de estudos. Caso não queira informar, clique em “pular”.

Pronto! A página será atualizada assim que concluir o passo a passo, trazendo as melhores bolsas de estudos para o curso e região selecionados. Quer refinar os resultados de pesquisa? Então, utilize os filtros disponíveis no menu superior da página.

Entre as principais opções de filtro estão nome da instituição, turno e nível do curso, período de início das aulas, modalidade (se presencial, semipresencial ou EAD – Ensino a Distância), bem como até quanto pode pagar mensalmente.

Encontrou uma bolsa de estudos de seu interesse, que cabe em seu orçamento? Neste caso, clique em “ver detalhes” para obter mais informações sobre a oportunidade.

Publicidade

Publicidade

Se não quiser perdê-la, clique em “garantir bolsa”, faça um cadastro na plataforma e siga demais orientações dadas na página para finalização do processo.

Como verificar o resultado do Enem?

Para pesquisar na plataforma Busca Nota é essencial saber seu resultado no Enem.

O candidato do exame pode obter essa informação diretamente na Página do Participante, conforme passo a passo indicado abaixo:

  1. Acesse a Página do Participante Enem;
  2. Clique em “Página do Participante – entrar com gov.br”;
  3. Em “acesse sua conta”, informe seu CPF e clique em “avançar”;
  4. Digite sua senha e clique em “entrar”;
  5. Selecione a edição do Enem e clique em “boletim de desempenho individual”.

Caso não se lembre de sua senha, existe a possibilidade de recuperá-la.

Publicidade

Para isso, clique em “esqueci minha senha”, após informar seu CPF. O processo de recuperação de conta é simples, basta marcar a caixa de recaptcha para validar seu acesso e seguir as orientações dadas na página.

Publicidade

Como usar sua nota do Enem?

O uso da nota do Enem para conseguir bolsas de estudos em universidades particulares é somente uma das opções que você possui.

Além disso, também há a possibilidade de conquistar vagas, descontos e financiamentos por programas do governo, tais como:

Prouni

O Prouni é o Programa Universidade para Todos, que disponibiliza bolsas de estudos em instituições de ensino particulares. São descontos parciais (de 50%) e integrais (de 100%) em diversos cursos.

Fies

Publicidade

Publicidade

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do MEC (Ministério da Educação) destinado a financiar parte da mensalidade do aluno de graduação em universidade particular.

Sisu

Trata-se do Sistema de Seleção Unificada, no qual universidades públicas disponibilizam vagas em seus cursos para participantes do Enem, que podem conseguir uma vaga sem realizar o vestibular.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário