Código PIN: Por que você deve usar esse importante mecanismo de segurança do celular

Descubra aqui como funciona o Código PIN, por que é tão importante ter este mecanismo de segurança em seu celular e aprenda a ativá-lo!

Os celulares têm se tornado cada vez mais indispensáveis na hora de realizar atividades simples do cotidiano, como a digitalização de imagens, acesso às redes sociais, realização de transações bancárias e assim sucessivamente. E onde entra o Código PIN nessa fórmula?

Em meio a esse cenário, o celular carrega muitas informações pessoais sobre o usuário, sendo necessário aumentar a segurança do seu smartphone, pensando nas mais diversas situações de risco possíveis. Uma das alternativas existentes é a ativação do código PIN do dispositivo.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica por dentro do que é o código PIN, quando ele pode ser usado, como fazer a ativação deste mecanismo de segurança e mais! Confira!

O que é o Código PIN?

Código PIN: Por que você deve usar esse importante mecanismo de segurança do celular
O Código PIN é um dos melhores mecanismos de segurança para celular. Saiba o que é e descubra como ativar! (Imagem: Pixabay/Divulgação)

PIN é a sigla para Personal Identification Number, que corresponde ao número de identificação pessoal, sendo um código numérico ou alfanumérico composto por no mínimo quatro dígitos. Este código serve para acessar um determinado sistema de forma segura e costuma ser exigido, por exemplo, em transações bancárias, processamento de pagamentos, validação de cartões SIM e desbloqueio de celulares.

Em se tratando de um smartphone, o PIN é essencial para impedir que desconhecidos tenham acesso a informações pessoais do proprietário do dispositivo móvel. Entre as informações bloqueadas estão, por exemplo, os contatos do dono do aparelho. Ainda que um potencial invasor tente burlar o sistema do celular, reiniciando o aparelho, não obterá sucesso em acessar as informações do usuário.

Publicidade

Publicidade

Em linhas gerais, o PIN do SIM (chip) é altamente eficaz quando se trata da segurança de informações pessoais em dispositivos móveis.

Como ativar e usar o código PIN

O Código PIN padrão é criado quando um chip é inserido pela primeira vez no smartphone. É fundamental que o usuário não se esqueça deste código. Ao defini-lo, o ideal é que o usuário evite datas comemorativas, sequências numéricas ou até mesmo partes do número de telefone.

Para ativar o Código PIN do SIM, de modo a bloquear as funcionalidades do SIM, o usuário deverá:

  1. Acessar a opção “Segurança”
  2. Encontrar a opção “Configurar bloqueio do SIM”
  3. Preencher ou ativar a função “Bloquear cartão SIM”
  4. Apertar em “solicitação do código PIN padrão”.

O que você deve saber antes de começar a usar o código PIN

Antes de começar a usar o código PIN, é preciso estar ciente do fato de que não é possível recuperar o código após defini-lo. Sendo assim, o usuário deve definir uma senha da qual se lembrará no futuro, em todas as situações em que o código lhe for solicitado.

Também é necessário ter em mente que, após a ativação do PIN, toda vez que o celular for ligado, ele irá solicitar o código para liberação de acesso ao dispositivo. Isso também acontecerá quando um novo chip for inserido.

Caso o usuário esqueça a sequência de dígitos que definiu como PIN, existem alguns “truques” que podem ajudar a recuperar o acesso ao celular. Uma ação preventiva é utilizar o recurso chamado Smart Lock, que, no caso de aparelhos Android, pode manter o celular desbloqueado enquanto estiver perto do dono ou mesmo enquanto em um local definido como confiável.

Publicidade

Publicidade

Para configurar e ativar o Smart Lock, você deve:

  1. Ir em Configurações no seu dispositivo;
  2. Ir para a área de Tela de Bloqueio;
  3. Selecionar “Smart Lock” e configurar o recurso.

Também vale salientar que são permitidas apenas três tentativas para digitar o PIN. Na terceira tentativa errada, o aparelho será bloqueado. Caso isso aconteça, o dono do dispositivo terá a possibilidade de entrar em contato com a operadora e solicitar o código PUK, um código de oito dígitos que pode desbloquear o aparelho ou apenas liberar a alteração do Código PIN.

Para aqueles que desejam aumentar a segurança do smartphone, a ativação do PIN é uma das melhores alternativas, contanto que se defina uma senha da qual o usuário se recordará no futuro e à qual apenas ele tenha acesso.

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
Como funciona o pagamento do INSS para quem não trabalha?

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário