Como o auxílio-doença se transforma em aposentadoria permanente?

Como o auxílio-doença se transforma em aposentadoria permanente? Confira aqui No Detalhe tudo que você precisa saber.

A população que é assegurada pelo benefício auxílio-doença, enquanto não se encontra capaz de voltar a trabalhar, pode converter seu benefício em uma aposentadoria permanente quando o motivo de sua invalidez, até então entendida como temporária, passa a ser considerada permanente.

O que é aposentadoria por invalidez permanente?

Dentre os benefícios concedidos às seguradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Aposentadoria por Invalidez Permanente se caracteriza como uma renda direcionada àquelas que se encontram acometidas por uma condição, seja de acidente ou doença, que as incapacita de forma permanente, ou seja, cujas consequências a impedem de exercer função que garanta subsistência própria.

Publicidade

Publicidade

Como o auxílio-doença se transforma em aposentadoria permanente (2)
Fonte/Reprodução: original

O auxílio-doença, benefício direcionado a invalidez temporária, pode ser transformado em aposentadoria permanente em casos de não haver recuperação ou cura de alguma doença, por exemplo.

Qual procedimento para o perito sugerir aposentadoria por invalidez?

É necessário que se comprove a invalidez dessa pessoa, por meio de uma perícia médica junto ao INSS e verificar alguns requisitos básicos: Carência (número de contribuições mínimas) e Qualidade da segurada (contribuir com o INSS).

Avaliados os requisitos, é necessário reunir todos os documentos que comprovem a sua condição atual de saúde. 

Publicidade

Publicidade

Com isso, o procedimento pode ser realizado pelo app Meu INSS ou Previdência Social:

1- Faça login ou seu primeiro cadastro;

2- Clique em “Agendar Perícia”;

3- No campo informe seus documentos de condição de saúde.

O resultado pode ser acompanhado pelo aplicativo, e de acordo com o resultado, o auxílio-doença comumente oferecido num primeiro momento, pode ser convertido em aposentadoria permanente, o que vai de acordo com a doença ou acidente ocorridos.

Quando o auxílio-doença se transforma em aposentadoria por invalidez?

Quando acontece o afastamento da segurada, devido a doença ou acidente, a perícia médica é avaliada para casos temporários ou permanentes.

Publicidade

Publicidade

Acontece, que num primeiro momento, pode ser concedido o benefício temporário, e com o tempo chegar a conclusão de que a invalidez na verdade é de um tempo indeterminado, o que possibilita a pessoa recorrer ao INSS para conversão do benefício temporário (auxílio-doença) em permanente (aposentadoria por invalidez).

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário