Sebrae SP e CPAT: Entidades oferecem 250 vagas em dois cursos gratuitos de empreendedorismo

O Sebrae de Campinas (SP) está com inscrições abertas para dois cursos online gratuitos sobre empreendedorismo. A iniciativa em parceria com o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) disponibiliza pelo menos 250 vagas para empreendedores interessados.

Os cursos são de curta duração, e objetivo das aulas oferecidas pela parceria entre as instituições é ajudar os participantes a iniciarem novos negócios ou inovarem em seus empreendimentos. A iniciativa acontece em um momento delicado para pequenas empresas, pois muitas fecharam durante a pandemia ou vão precisar fechar devido aos seus efeitos.

Para se inscrever, basta acessar o site e seguir os passos indicados dentro do próprio site. Primeiro é necessário informar a categoria na qual você se encontra, depois selecionar o curso e a turma de interesse.

sebrae móvel
Foto: Divulgação Campinas Empreendedora

Veja tambémiFood e Sebrae – Parceria oferece cursos gratuitos para empreendedores. Confira!

Quais são os cursos gratuitos oferecidos pelo Sebrae e a CPAT?

Conforme já dissemos, a parceria entre Sebrae de Campinas e a CPAT disponibiliza dois cursos online gratuitos voltados ao empreendedorismo. São eles:

Descomplique sua empresa

Curso voltado para empreendedores que querem melhorar o planejamento de seus negócios e fidelizar clientes. Ao todo, são 250 vagas distribuídas entre sete turmas diferentes. As opções de turma disponíveis têm dias e horários que variam entre si, mas é possível escolher a de sua preferência na hora da inscrição.

Para este curso, as inscrições seguem até sexta-feira (23/04). O curso Descomplique sua Empresa terá duração de uma semana logo no início de maio, e cada aula terá duração de duas horas. O horário principal é das 19h às 21h.

Sebrae Aprimora Alimentos e Bebidas

Este é um curso destinado a empreendedores de um dos setores mais afetados pela pandemia. Segundo pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 40% das empresas do setor de bares ou alimentícios vão fechar as portas durante este período.

Em meio a este cenário, o curso tem o objetivo de ajudar empreendedores desses segmentos a terem acesso a tecnologias e mercados que sejam úteis no período de crise. Mas é importante destacar que é preciso ter CNPJ para poder participar das aulas.

As inscrições ficam aberta até sábado (24/04), e as aulas já começam na próxima terça-feira (27). Serão 12 horas de conteúdo e outras duas de consultoria individual para os participantes que chegarem ao final das aulas, que se encerram no dia 06/05. O horário do curso é das 15h às 17h.

Veja também: Estágio na Cargill – 200 vagas estão abertas para vários estados do país

Univesp também tem vagas para cursos gratuitos na região de Campinas

Além do Sebrae, outra instituição com ofertas de cursos online gratuitos na região de Campinas é a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp). Nesta semana, a universidade abriu inscrições para 664 vagas em cursos de graduação na modalidade EaD (ensino à distância).

Além de Campinas, outras 16 cidades da região têm ofertas de vagas para cursos de licenciatura e computação na Univesp. Naturalmente, antes de conseguir as vagas os candidatos precisam prestar vestibular na instituição.

Para se inscrever no vestibular e concorrer às vagas, basta acessar o site da Fundação Vunesp e clicar para participar do processo seletivo 2021. O prazo para inscrição é até o dia 20 de maio. Há uma taxa de R$ 45 para se inscrever, mas beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, são isentos.

Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. As aulas estão previstas para começar no segundo semestre de 2021.

Cursos gratuitos da Univesp

A iniciativa da Univesp disponibiliza vagas para três cursos de licenciatura e três de computação (bacharelado). Os cursos de licenciatura com ofertas de bolsas 100% são Letras, Matemática e Pedagogia. Já a lista das formações de computação inclui Tecnologia da informação, Ciência de dados e Engenharia da computação.

Cada município terá o mesmo número de vagas para ambas as categoria (licenciatura e computação). A distribuição de vagas por cidade ficou da seguinte maneira:

  • Americana – 32 vagas para cada categoria;
  • Amparo – 16 vagas para cada categoria;
  • Artur Nogueira – 16 vagas para cada categoria;
  • Campinas – 60 vagas para cada categoria;
  • Espírito Santo do Pinhal – 12 vagas para cada categoria;
  • Estiva Gerbi – 8 vagas para cada categoria;
  • Holambra – 8 vagas para cada categoria;
  • Hortolândia – 32 vagas para cada categoria;
  • Jaguariúna – 16 vagas para cada categoria;
  • Louveira – 12 vagas para cada categoria;
  • Monte Mor – 16 vagas para cada categoria;
  • Morungaba – 8 vagas para cada categoria;
  • Pedreira – 12 vagas para cada categoria;
  • Socorro – 12 vagas para cada categoria;
  • Sumaré – 32 vagas para cada categoria;
  • Valinhos – 24 vagas para cada categoria;
  • Vinhedo – 16 vagas para cada categoria.

Apesar de as aulas serem na modalidade EaD, haverá encontros presenciais para avaliação dos alunos no decorrer do cursos.

Para participar, os estudantes terão que comparecer ao polo onde estiverem matriculados ou ao mais próximo do lugar onde se matricularam.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário