5 motivos para ter uma conta em dólar; vale mesmo a pena?

Fique sabendo o que é conta em dólar, como ela funciona e ainda confira 5 ótimos motivos para ter uma conta em dólar.

O consumidor tem várias oportunidades para fazer bons negócios na hora de realizar compras. Uma das oportunidades que têm se popularizado no Brasil nos últimos tempos é o chamado cashback, ou simplesmente ‘dinheiro de volta’.

Em meio a esse cenário, uma nova modalidade de armazenamento de dinheiro tem chamado atenção, que é a conta em dólar.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo o que é a conta em dólar, como ela funciona e ainda fica por dentro de 5 motivos para não deixar de ter uma conta em dólar. Confira!

O que é a conta em dólar?

5 motivos para ter uma conta em dólar; vale mesmo a pena?
Fique sabendo o que é conta em dólar, como ela funciona e ainda confira 5 ótimos motivos para ter uma conta em dólar. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Não dá para negar que a crise econômica que tem se percebido no mundo inteiro tem tido grandes impactos sobre a população brasileira, que cada vez mais tem buscado alternativas para economizar ou até mesmo investir, a fim de sobreviver em meio a esse cenário extremamente negativo do ponto de vista da economia, com a guerra na Ucrânia e outros eventos ao redor do globo.

Um tipo de conta bancária que pode facilitar e melhorar os processos financeiros é a chamada conta em dólar, que é justamente o que o nome indica, uma conta na moeda dólar, que está valendo, no presente momento, cerca de 4,70 reais.

Publicidade

Publicidade

A conta em dólar é válida em território nacional desde a sanção da Lei Cambial (14.286/2021). Ainda no final de dezembro de 2021, a nova lei foi sancionada e, além de  desburocratizar processos para empresas e incentivar a atração de capital estrangeiro, rege os processos de compra e venda de moeda estrangeira entre pessoas físicas.

A conta em dólar de várias formas facilita a vida de quem costuma realizar compras no exterior ou mesmo costuma realizar viagens internacionais. Da mesma forma, a conta em dólar é uma ótima alternativa para quem pretende ou já costuma realizar investimentos nos Estados Unidos.

Como funciona a conta em dólar

A conta internacional permite que o consumidor abra uma conta em moeda estrangeira sem sair do país (nem mesmo de casa), como já comentamos anteriormente. De maneira simplificada, a conta internacional mantém um saldo em moeda estrangeira e os depósitos ficam alocados nos Estados Unidos.

Ou seja, trata-se de uma conta internacional ou até mesmo global, como denominam os especialistas. Devemos mencionar que não é cobrada taxa para fazer transferência da conta nacional para a conta internacional, conforme decretado pela Lei Cambial de 2021.

5 motivos para ter uma conta em dólar

A seguir, confira 5 motivos para não deixar de ter uma conta em dólar.

Desburocratização de transações monetárias

Ao aderir à conta internacional, o consumidor não tem mais necessidade de se dirigir até uma casa de cambio para trocar moedas brasileiras por dólar, já que é possível simplesmente transferir dinheiro da conta nacional para a conta em dólar, com direito à conversão instantânea.

Garantir reserva no exterior

Publicidade

Publicidade

Outro ótimo motivo para ter uma conta em dólar é que, com ela, é mais fácil guardar dinheiro, aproveitando as oportunidades do câmbio e reduzindo as preocupações com sua variação, em especial neste momento em que os valores não param de oscilar entre o real e o dólar.

Liberdades da moeda dólar

Outro ponto positivo a respeito da aquisição da conta internacional é que os consumidores têm a possibilidade de economizar ao realizar compras online, por exemplo, pois as taxas se tornam menores.

Mais liberdade nos negócios

Também está entre os motivos para ter uma conta em dólar a maior liberdade nos negócios. Isso porque, com a conta em dólar, é ainda mais fácil investir nos EUA e receber o salário em dólar diretamente na conta, como é o caso de quem atua como freelancer e tem clientes estadunidenses, por exemplo.

Viagens para o exterior

Outra grande vantagem de adquirir a conta em dólar é que os bancos que a oferecem costumam entregar aos clientes cartões americanos, de crédito e débito, o que reduz a necessidade de carregar notas e pagar taxas extras de cartões de crédito durante as viagens internacionais.

Publicidade

Veja também: 6 motivos para sair da poupança e buscar outras formas de investimento

Publicidade

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário