É isso que falta pra “PEC dos Benefícios” ser aprovada

Felipe Matozo

05/07/2022

Após a aprovação da chamada “PEC dos benefícios” no Senado, muitos beneficiários do Auxílio Brasil e do Vale-Gás querem saber o que falta para a proposta entrar em vigor.

Afinal, a medida aumenta a parcela do Auxílio Brasil para R$ 600 e do Vale-Gás para R$ 120. Além disso, a proposta ainda cria novos benefícios até o final de 2022.

Para entender o que falta para a PEC dos benefícios ser aprovada e posta em prática, confira a seguir os próximos passos da proposta.

O que falta para a PEC dos benefícios entrar em vigor?

É isso que falta pra "PEC dos Benefícios" ser aprovada

Veja os próximos passos para a aprovação da PEC dos benefícios no Congresso. Foto: Câmara dos Deputados

Após a aprovação no Senado, a PEC dos benefícios foi encaminhada para a Câmara dos Deputados, onde deve ser votada em comissão especial na quarta-feira (06/07).

Depois disso, a PEC segue para votação no plenário da Câmara, onde deve ser aprovada em dois turnos, assim como aconteceu no Senado.

Mas é importante destacar que, por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, é preciso que três quintos dos votos dos deputados (308) votem à favor para que ela seja aprovada. Porém, como a PEC teve apenas um voto contrário no Senado, a expectativa é que ela também passe com ampla maioria na Câmara.

Como o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), trata a PEC dos benefícios com “prioridade absoluta”, a expectativa é que a aprovação se confirme no máximo até segunda-feira (11/07).

Quando os benefícios começarão a ser pagos?

Mesmo que a aprovação da PEC se confirme nos próximos dias, os novos pagamentos ainda não devem começar em julho.

Nesse caso, tanto os aumentos nas parcelas do Auxílio Brasil e do Vale-Gás quanto os novos benefícios previstos na PEC devem valer somente a partir de agosto.

Além disso, vale lembrar que as medidas valem apenas até o final de 2022. Isso porque a PEC é vista como uma tentativa do governo de melhorar os números do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta