Enem 2022 está com edital publicado; veja tudo o que você precisa saber sobre essa edição

Enem 2022: data de inscrição, como se inscrever, calendário de provas e novidades. O No Detalhe te explica tudo o que você precisa saber.

Os editais para o Enem 2022, tanto para a prova impressa, quanto para a digital, já foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os documentos contam com o período de inscrição, data de aplicação do exame e algumas inovações que foram instituídas neste ano. 

O No Detalhe preparou um guia, com tudo o que você precisa saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, que é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes que desejam finalizar os estudos e entrar em um curso superior. 

Publicidade

Publicidade

Qual é o calendário do Enem 2022?

Enem 2022 está com edital publicado; veja tudo o que você precisa saber sobre essa edição
Você quer participar do Enem 2022? Veja como se inscrever e detalhes importantes sobre o exame. (Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 10 e 21 de maio, pela Página do Participante. Já as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Veja o cronograma:

  • Inscrições: 10 a 21/55/2022; 
  • Pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27/05/2022: 
  • Atendimento Especializado – Solicitação: 10 a 21/05/2022; 
  • Atendimento Especializado – Resultado: 7/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Recurso: 7/06 a 12/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Resultado do recurso: 22/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Solicitação: 23/06 a 28/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado: 5/07/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Recurso: 5/07 a 10/7/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado do recurso: 15/07/2022;
  • Aplicação das provas: 13 e 20/11/2022.

As cidades de aplicação do Enem 2022, versão impressa, serão divulgadas na Página do Participante e no portal do Inep. No caso do Enem Digital, os municípios de realização do exame estão listados no edital e na página do Enem no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Como fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio?

Os candidatos interessados em participar do Enem 2022 precisam fazer a inscrição do dia 10 a 21 de maio pela Página do Participante do Inep.  Será aceita apenas uma inscrição por número de CPF e os dados, no momento da inscrição, devem ser os mesmos cadastrados na Receita Federal.

Publicidade

Publicidade

Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las, na Receita Federal.”, ressalta o edital. 

Quando estiver preenchendo suas informações pessoais, como nome, número de telefone, CPF, entre outras, o estudante deve escolher:

  • Participação no Enem 2022 digital ou impresso. Neste ano, a prova virtual tem 101.100 vagas disponíveis;
  • A unidade Federativa e o município onde deseja realizar a prova;
  • Se necessário, atendimento especializado;
  • Língua estrangeira (inglês ou espanhol) em que realizará a prova de Língua Estrangeira; 

Após a inscrição, os candidatos precisam pagar a taxa, com o valor de R$85,00. Apenas quem teve a isenção aprovada não deve fazer o pagamento. O resultado da isenção foi divulgado no dia 22 de abril. Mesmo quem foi aprovado, precisa se inscrever no Enem 2022. 

Quais são as novidades do Enem 2022?

Duas principais novidades foram instituídas no Enem 2022. A primeira delas é a inclusão de documentos digitais, como  e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital para a identificação do participante no dia da prova. 

Para que eles sejam aceitos, eles devem ser apresentados nos aplicativos oficiais. Capturas de telas, ou ou chamados prints, não serão aceitos.

Outra inovação é a identificação pelo nome social, de acordo com a identidade de gênero do participante transexual, travesti ou transgênero. Neste caso, é necessário que ele já tenha o respectivo nome cadastrado na Receita Federal e o confirme na Página do Participante do Inep entre os dias 23 e 28 de junho.

Como funcionam as provas?

O Enem 2022 é composto por quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. Elas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
Publicidade

Publicidade

As matérias são divididas por dias de prova. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. 

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com cinco horas de duração. 

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário