Calendário IPVA 2022 Piauí liberado. Veja quanto e como pagar

Calendário de pagamentos do IPVA 2022 no Piauí divulgado
Calendário de pagamentos do IPVA 2022 no Piauí segue até 31 de maio para quem pagar parcelado. Foto: TV Clube

O governo do Piauí divulgou o calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 no estado.

Assim como já aconteceu neste ano, os motoristas que pagarem o imposto em cota única terão direito a descontos que variam de 5% a 15%. Nesse caso, quanto mais cedo for o pagamento, maior o desconto, o que pode ajudar com o provável aumento no valor do imposto em 2022.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja como ficou o calendário de pagamentos do IPVA 2022 no Piauí e como realizar o pagamento do imposto.

Calendário de pagamentos do IPVA 2022 no Piauí divulgado
Calendário de pagamentos do IPVA 2022 no Piauí segue até 31 de maio para quem pagar parcelado. Foto: TV Clube

Calendário do IPVA 2022

O prazo para que os contribuintes do Piauí paguem o IPVA 2022 muda de acordo com a forma de pagamento pela qual eles optarem. Isso porque há um cronograma para quem pagar à vista e outro para quem parcelar.

No caso dos motoristas que preferem pagar em cota única (à vista) para ter direito a desconto, o calendário do IPVA 2022 será o seguinte:

Publicidade

Publicidade

  • 15% de desconto – até dia 31 de janeiro;
  • 10% de desconto – até dia 28 de fevereiro;
  • 5% de desconto – até dia 31 de março.

Enquanto isso, para os contribuintes que preferirem parcelar o valor do imposto em três vezes, as datas limites para cada parcela são as seguintes:

  • 1ª parcela – até 31 de março;
  • 2ª parcela – até 29 de abril;
  • 3ª parcela – até 31 de maio.

Além disso, é importante destacar que os motoristas piauienses têm até o dia 31 de março para renovar o licenciamento anual de veículos usados.

Como pagar?

Para pagar o IPVA 2022 no Piauí, os contribuintes devem emitir o boleto pela internet. Nesse caso, é possível imprimir a guia de pagamento por meio de dois sites diferentes.

A primeira opção é o site do Detran-PI, onde o contribuinte deve clicar em “Guia de pagamento de IPVA”. Além disso, também é possível gerar o documento no site da Sefaz, clicando na opção “IPVA”.

Em relação ao valor do IPVA 2022 no Piauí, o estado tem uma das menores alíquotas do país: 2,5%. Ou seja, o imposto deve corresponder a 2,5% do valor venal de cada veículo, conforme já explicamos no nosso texto sobre como simular o valor aproximado do IPVA.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar