Essa é a lista de pré-candidatos ao governo de Alagoas em 2022; você precisa conhecer

Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Alagoas nas eleições de 2022. Estado terá novo governador após dois mandatos de Renan Filho.

As eleições 2022 começaram mais cedo em Alagoas, já que o estado precisou de uma eleição indireta para um “mandato tampão” até o final do ano, vencida justamente por um dos pré-candidatos ao governo.

Isso aconteceu porque o ex-governador Renan Filho (MDB) renunciou ao cargo para concorrer ao Senado e estava sem vice, pois Luciano Barbosa (MDB) foi eleito prefeito de Arapiraca em 2020. Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa não quis assumir o governo porque pretende concorrer a outro cargo em outubro.

Publicidade

Publicidade

Mas as eleições definitivas acontecem em outubro, quando os alagoanos escolherão quem deve governar o estado pelos próximos quatro anos. A seguir, você confere quem são os pré-candidatos para esta disputa.

Paulo Dantas (MDB)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Alagoas
Conheça os pré-candidatos ao governo de Alagoas em 2022. Foto: A Notícia Alagoas

O deputado estadual Paulo Dantas venceu as eleições indiretas para o mandato tampão no governo de Alagoas e é o pré-candidato apoiado pelo grupo de Renan Filho para a disputa de outubro.

Dantas é produtor rural formado em administração de empresas e já foi prefeito de Batalha por dois mandatos consecutivos, deputado federal e secretário de Estado. Segundo um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado no início de maio, ele aparece em terceiro lugar nas intenções de voto, com 17%.

Publicidade

Publicidade

Rodrigo Cunha (União Brasil)

O senador Rodrigo Cunha saiu recentemente do PSDB e deve ser um dos principais candidatos ao governo de Alagoas neste ano. De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas, o senador lidera as intenções de voto no estado com 28,6%.

Formado em direito, Cunha já foi deputado estadual, comandou a Superintendência do Procon no estado e se tornou vice-presidente nacional do órgão. No Senado, é o atual presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática.

Rui Palmeira (PSD)

O ex-prefeito de Maceió (2013-2020) Rui Palmeira é outro nome que deve aparecer na disputa pelo governo de Alagoas neste ano. No levantamento do Paraná Pesquisas, Palmeira aparece em segundo lugar com 22,9% das intenções de voto.

Além dos dois mandatos consecutivos como prefeito da capital, Rui Palmeira também foi deputado estadual e federal.

Antônio Albuquerque (Republicanos)

Quem também foi confirmado pelo seu partido como pré-candidato ao governo de Alagoas é o deputados estadual Antônio Albuquerque.

Albuquerque já está em seu sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado, e aparece em quarto lugar nas intenções de voto com 6,1%, segundo o Paraná Pesquisas.

Outros pré-candidatos ao governo de Alagoas

Publicidade

Publicidade

Além dos políticos já citados, a eleição para governador de Alagoas ainda pode contar com os seguintes nomes:

  • Regis Cavalcante (Cidadania);
  • Jó Pereira (PSDB);
  • JHC (PSB).

Veja também: Eleições 2022 – conheça os pré-candidatos ao governo da Bahia

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário