Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo da Bahia

Veja quem são os pré-candidatos ao governo da Bahia em 2022 e como está o cenário atual para a disputa das eleições no estado.

Neste ano, os eleitores baianos irão eleger um novo governador, que substituirá Rui Pimenta (PT), que governa o estado desde 2015. Nas eleições de 2022, a tendência é que a disputa pelo governo da Bahia se concentre em três candidatos principais.

Entre os pré-candidatos, dois representam o atual cenário de polarização na disputa pela presidência da República: um apoiado pelo ex-presidente Lula (PT) e outro pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, nenhum deles aparece na liderança das pesquisa de intenção de voto.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja quem são os pré-candidatos ao governo da Bahia em 2022 e como está o cenário atual da disputa no estado.

Jerônimo Rodrigues (PT)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo da Bahia
Veja quem são os pré-candidatos ao governo da Bahia em 2022. Foto: Morgana Sampaio

O candidato do governador Rui Pimenta neste ano deve ser o atual secretário da Educação do estado, Jerônimo Rodrigues. Rodrigues, que também é professor universitário, nunca disputou uma eleição.

Na última terça-feira (17/05), uma pesquisa Real Time Big Data contratada pela Record TV mostrou Rodrigues em 2º lugar nas intenções de voto, com 18%. Porém, o apoio de Pimenta e do ex-presidente Lula podem ajudá-lo a crescer durante a campanha, já que ambos são bem avaliados pelos eleitores baianos.

Publicidade

Publicidade

ACM Neto (União)

Antônio Carlos Magalhães Neto foi prefeito de Salvador por dois mandatos, entre 2013 e 2020, e lidera as intenções de voto para o governo da Bahia. Na pesquisa estimulada da Real Time Big Data, ACM aparece com 55%, o que garantiria uma vitória no primeiro turno.

Neto do ex-governador e ex-senador Antônio Carlos Magalhães, o pré-candidato teve um papel importante no processo de fusão entre DEM e PSL, que levou à fundação do União Brasil.

João Roma (PL)

O ex-ministro da Cidadania João Roma deve ser o candidato de Jair Bolsonaro ao governo da Bahia. Roma, que se filiou ao mesmo partido do presidente em março, ganhou os holofotes principalmente durante a criação do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família.

Na pesquisa Real Time Big Data desta semana, o ex-ministro aparece em 3º lugar, com 10% das intenções de voto. Mas no caso de Roma, o apoio de Bolsonaro pode não ter tanto impacto em sua campanha, já que o presidente tem apenas 17% das intenções voto na Bahia, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (18).

Outros pré-candidatos ao governo da Bahia

A lista de pré-candidatos ao governo baiano ainda conta com o professor e policial civil Kleber Rosa (PSOL) e o professor de Geografia Giovani Damico (PCB).

Veja também: Eleições 2022 – conheça os pré-candidatos ao Governo de São Paulo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário