Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao Governo de São Paulo

Confira os principais pré-candidatos ao governo de São Paulo e os que correm por fora da disputa, segundo pesquisas de intenção de voto.

Com as eleições de 2022 se aproximando, um dos estados que mais geram expectativas é São Paulo, maior colégio eleitoral do país, que já conhece os prováveis principais candidatos ao Governo do Estado.

Devido à tendência de uma eleição presidencial polarizada neste ano, a expectativa é que exista uma relação de influências entre a escolha do governador de São Paulo e do presidente da República. Afinal, tanto Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-presidente Lula (PT) deverão apoiar candidatos ao Palácio dos Bandeirantes.

Publicidade

Publicidade

A seguir, confira quem são os principais pré-candidatos ao governo de São Paulo em 2022, segundo as pesquisas de intenção de voto, e os que “correm por fora” da disputa.

Rodrigo Garcia (PSDB)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao Governo de São Paulo
Conheça todos os pré-candidatos ao Governo de São Paulo. Foto: Palácio dos Bandeirantes/Governo de SP

Como João Doria (PSDB) não irá disputar a reeleição, o primeiro nome da lista é o do atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que até o momento aparece em 4º lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Garcia é advogado, empresário, já foi deputado estadual e federal e atuou em algumas secretarias. Aos 47 anos, Garcia aparece como candidato da atual gestão e também como a tentativa do PSDB de seguir no comando de São Paulo, Estado onde todos governadores eleitos nos últimos 28 anos eram do partido.

Publicidade

Publicidade

Fernando Haddad (PT)

O ex-ministro da Educação, ex-prefeito de São Paulo e candidato que chegou ao segundo turno das eleições presidenciais de 2018 deve contar mais uma vez com o apoio direto do ex-presidente Lula em sua campanha, e já aparece como líder nas pesquisas Datafolha e Ipespe, divulgadas no início de abril.

Em ambos os levantamentos, Haddad tem 29% das intenções de voto em um cenário mais amplo, e chega a 35% sem Márcio França (PSB) na disputa. Para fortalecer sua candidatura,  o ex-ministro espera contar com o apoio do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), provável candidato a vice na chapa de Lula.

Márcio França (PSB)

O ex-governador de São Paulo, que assumiu após a saída de Alckmin em 2018, perdeu o segundo turno para João Doria por apenas 3% naquele ano.

Mas apesar de aparecer na segunda colocação nas pesquisas Datafolha e Ipespe (20% e 19%, respectivamente), França é um nome incerto para esta eleição. Isso porque a expectativa é que PT e PSB lancem apenas uma candidatura, priorizando Haddad.

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Apesar de ser pouco conhecido em São Paulo, o ex-ministro da Infraestrutura aparece entre os principais pré-candidatos ao Governo do Estado por ser a aposta de Bolsonaro nas disputa.

Tarcísio é engenheiro e militar da reserva. Além disso, atuou no programa de privatizações do governo Dilma Rousseff (PT) antes de ser ministro de Bolsonaro. Nas pesquisas já citadas, aparece em 3º lugar nos cenários com Márcio França e em 2º sem o candidato do PSB.

Outros pré-candidatos ao governo de São Paulo

Publicidade

Publicidade

Além dos nomes já citados, a disputa ao governo de São Paulo ainda inclui outros pré-candidatos que chegam a no máximo 3% nas pesquisas mencionadas acima:

  • Elvis Cezar (PDT)
  • Vinicius Poit (Novo)
  • Abraham Weintraub (Brasil 35)
  • Felicio Ramuth (PSD)
  • Gabriel Colombo (PCB)
  • Altino Prazeres Junior (PSTU)

Veja também: Fake news nas eleições de 2022: saiba como se proteger da desinformação

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário