Enem 2022: inscrições começam dia 9 de maio, sugerem rumores

Estudantes que solicitaram isenção na taxa de inscrição foram informados que as inscrições para o Enem 2022 começam dia 9 de maio.

Os candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 que solicitaram a isenção na taxa de inscrição foram informados pela Tia Bia, a Inteligência Artificial do aplicativo do Enem, que as inscrições deveram começar no dia 9 de maio.

A princípio, o exame está previsto para ser aplicado nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo mais detalhes a respeito das inscrições para o Enem 2022, quando acontecerão as provas da edição de 2022 do Exame, quais as mudanças e ainda confere calendário do Enem 2022. Continue lendo!

Inscrições para o Enem 2022 devem começar no dia 9 de maio

Enem 2022: inscrições começam dia 9 de maio, sugerem rumores
Estudantes que solicitaram isenção na taxa de inscrição foram informados que as inscrições para o Enem 2022 começam dia 9 de maio. (Imagem: Reprodução/Internet)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é o grande responsável pela organização do Enem, ainda não se pronunciou oficial e publicamente a respeito do período de inscrições para a edição de 2022 do Exame que é uma principais formas de ingresso de estudantes em universidades públicas.

Porém, estudantes que solicitaram isenção na taxa de inscrição, que este ano deverá ser no valor de R$ 85, foram informados que as inscrições irão começar no dia 9 de maio deste ano.

Publicidade

Publicidade

Ao acessar o resultado do pedido de isenção, na Página do Participante, os estudantes tiveram acesso também pela Tia Bia, a inteligência artificial do aplicativo do Enem (semelhante à BIA, do Santander), à informação de que devem se inscrever no exame entre 9 e 20 de maio.

Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição também deve estar atento ao prazo, pois a solicitação da isenção não garante a inscrição para realizar o Exame.

Para quando está marcado o Enem 2022?

O Enem 2022 está marcado para ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro.

No primeiro domingo, dia 13, os candidatos realização as provas de Ciências Humanas (45 questões referentes às disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira, a depender do que o candidato escolher no momento da inscrição, entre Inglês e Espanhol.

Além disso, neste primeiro domingo de prova, os estudantes deverão elaborar a redação com tema a ser revelado na hora, como de costume.

Enquanto isso, no segundo domingo, dia 20, será realizada a prova de Ciências da Natureza (45 questões de Biologia, Química e Física) e Matemática (45 questões).

Publicidade

Publicidade

Esta será a última penúltima edição do Enem antes de acontecer a reforma da prova, que deverá entrar em vigor a partir de 2024, quando o Exame deverá estar adequado ao novo formato de Ensino Médio.

A partir da alteração, o Enem mudará completamente, trazendo um viés mais interdisciplinar e interpretativo, já que a divisão por disciplinas não existirá mais e, além disso, o estudante poderá focar em uma área de conhecimento, conforme desejar.

Quais as mudanças no Enem 2022?

A respeito do modelo de prova, o Enem 2022 deverá manter o formato apresentado nos últimos anos. Porém, assim como nas últimas edições do Enem (2020 e 2021), o candidato deve estar ciente de que o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu, devido à pandemia do Covid-19, algumas instruções.

A principal entre as instruções é a utilização da máscara durante a realização das provas. Conforme determinação do MEC, o estudante deve utilizar pelo menos duas máscaras e, caso não esteja utilizando corretamente a máscara, correrá o risco de ser impedido de realizar a prova.

Publicidade

Também devemos lembrar que, entre as novidades recentes, está o Enem Digital, pois, além do formato tradicional, manuscrito, também existe uma versão digitalizada do exame. Segundo previsão do MEC, até 2026 as provas do Enem deverão acontecer de forma 100% digital.

Publicidade

Cronograma Enem 2022

  • Pedido de isenção e justificativa de ausência: 4 a 15 de abril.
  • Resultado: 22 de abril.
  • Recurso do pedido de isenção: 25 a 29 de abril.
  • Resultado do recurso: 6 de maio.
  • Período de inscrições: 9 a 20 de maio.

Veja também: IPVA RS 2022: vencimento por final de placa começa nesta segunda (25); última chance!

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário