LICENCIAMENTO 2022 Detran RN → Consulta, Tabela, Como Pagar
O licenciamento é um procedimento anual obrigatório que tem como finalidade regularizar a situação do veículo e renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Aqui, damos todas as informações sobre o licenciamento 2022 Detran RN, com dados sobre consulta de valor, tabela e como pagar a taxa. Continue a leitura e confira!
Como consultar licenciamento 2022 Detran RN
A consulta do licenciamento 2022 RN é feita no site do Detran do estado. A seguir, apresentamos um passo a passo de como realizá-la:
- Acesse o serviço de consulta de veículo Detran RN;
- Informe a placa e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, informação que está no CRLV);
- Clique em “consultar”;
- Selecione a opção de licenciamento.
Como emitir 2ª via do licenciamento RN 2022
A segunda via do boleto de licenciamento RN 2022 está disponível no site do Detran. A seguir, apresentamos um passo a passo para emitir o documento:
- Acesse a consulta de veículo Detran RN;
- Informe a placa e Renavam;
- Clique em “consultar”;
- Selecione a opção “listagem de débitos”;
- Clique em “licenciamento” e gere a segunda via do boleto para pagamento.
Tabela de licenciamento Detran RN 2022
A tabela de licenciamento Detran RN tem datas definidas de acordo com o final da placa dos veículos. Os prazos máximos de pagamento costumam ser os mesmos anualmente, o Detran só ajusta as datas para evitar que caiam no feriado ou final de semana.
A versão de 2022 ainda não foi divulgada, o que costuma acontecer entre dezembro e janeiro. Abaixo, apresentamos a tabela de licenciamento RN 2021, para ter uma ideia de quando precisará fazer esse procedimento obrigatório:
Final de placa 1
- Data máxima de pagamento: 17/02
- Validade do CRLV 2020: setembro
Final de placa 2
- Data máxima de pagamento: 18/02
- Validade do CRLV 2020: setembro
Final de placa 3
- Data máxima de pagamento : 16/03
- Validade do CRLV 2020: outubro
Final de placa 4
- Data máxima de pagamento: 17/03
- Validade do CRLV 2020: outubro
Final de placa 5
- Data máxima de pagamento: 19/04
- Validade do CRLV 2020: outubro
Final de placa 6
- Data máxima de pagamento: 20/04
- Validade do CRLV 2020: novembro
Final de placa 7
- Data máxima de pagamento: 10/05
- Validade do CRLV 2020: novembro
Final de placa 8
- Data máxima de pagamento: 11/05
- Validade do CRLV 2020: novembro
Final de placa 9
- Data máxima de pagamento: 09/06
- Validade do CRLV 2020: dezembro
Final de placa 0
- Data máxima de pagamento: 10/06
- Validade do CRLV 2020: dezembro
Como pagar o licenciamento do Rio Grande do Norte
O pagamento pode ser feito em terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativo do Banco do Brasil, caso seja correntista da instituição financeira.
Quem não é cliente do Banco do Brasil pode pagar utilizando o boleto e cartão de débito de qualquer banco nos terminais de autoatendimento BB.
Caso não tenha o boleto impresso, o pagamento pode ser feito em correspondentes bancários do Banco do Brasil (Pag Fácil), é só informar a placa e o Renavam do veículo.
O pagamento é feito em uma única vez, sem possibilidade de parcelamento como acontece com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O que acontece se não pagar o licenciamento?
Quem não paga o licenciamento não regulariza a situação do veículo e não renova o CRLV, que é um documento de porte obrigatório. Portanto, não pode circular com o automóvel.
Caso seja flagrado dirigindo um veículo não licenciado e com CRLV vencido, o motorista é autuado com uma infração gravíssima, o que gera acúmulo de sete pontos na carteira e pagamento de multa de cerca de R$ 300,00.
Além disso, há o risco de apreensão do veículo pelo Detran, tendo ainda mais custos para reaver o automóvel, com pagamento de taxas extras.
Vale lembrar que sobre o valor da taxa ainda há incidência de acréscimos como multas e juros pelo atraso. Portanto, existe a possibilidade de crescimento da dívida.
O que impede o licenciamento?
Para conseguir realizar o procedimento é preciso que não existam dívidas associadas ao veículo, como multas, seguro DPVAT, IPVA e quaisquer outras taxas. Portanto, antes de pagar a taxa também quite eventuais débitos inerentes ao automóvel.