Detran RJ: saiba como você pode parcelar suas multas e débitos do veículo
O Detran RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro) tem uma novidade para proprietários de veículos que estão com multas e demais taxas em aberto.
A partir deste mês, o motorista consegue parcelar seus débitos em até 12 vezes no cartão de crédito. Este é um serviço prestado por empresas parceiras do Detran do estado, todas credenciadas ao órgão.
De acordo com o presidente do Detran RJ, essa alternativa foi implementada com a finalidade de possibilitar que famílias reorganizem suas finanças e evitem a inadimplência.
Mas, como parcelar as dívidas inerentes ao veículo no cartão de crédito? Aqui, explicamos como funciona esse serviço. Continue a leitura e entenda!
Como funciona o parcelamento de débitos Detran RJ
O parcelamento de débitos do veículo é feito por empresas parceiras, como a Zignet Soluções de Pagamentos e Zapay Serviços de Pagamento.
Em ambas, o proprietário do veículo consegue parcelar IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), multas, licenciamento obrigatório anual e DPVAT (seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres).
O procedimento é relativamente simples: basta acessar o site das empresas, informar dados sobre o veículo, obter valores de parcelamento e fornecer os dados do cartão de crédito para pagamento.
As empresas aceitam cartões de crédito de diversas bandeiras, como Visa, Mastercard, Elo, Hiper, American Express, entre outras. Para conseguir utilizar essa opção, é essencial que o cartão tenha limite de crédito liberado no total da dívida mais taxas.
Além de utilizar o serviço pela internet, também existe a possibilidade de efetuá-lo pessoalmente em unidades do Detran RJ, nos totens de autoatendimento para parcelamento.
Um dos locais que possuem os totens é a sede do órgão no estado, que está localizada na avenida presidente Vargas, 817, no centro.
O serviço de parcelamento Detran RJ é gratuito?
Uma das principais dúvidas de quem deseja utilizar o serviço de parcelamento de débitos do veículo é se é gratuito. Não, as empresas cobram taxas por cada operação realizada. É justamente desses valores que elas tiram seu lucro.
As taxas não são fixas e são estabelecidas de acordo com diferentes fatores. De modo geral, quanto maior o número de parcelas, mais altas são as taxas. Portanto, considere esse fator antes de efetuar o pagamento.
Como parcelar débitos Detran RJ online?
O processo de parcelamento de débitos online é feito diretamente nos sites das empresas parceiras. Veja, a seguir, um passo a passo para utilizar o serviço:
- Acesse o serviço de pagamento parcelado no site do Detran RJ;
- Selecione a empresa que deseja utilizar para efetuar o pagamento;
- Informe dados do veículo, para verificar quais são os débitos em aberto e simular valores de parcelamento;
- Faça um cadastro no site;
- Informe dados do cartão, débitos que deseja pagar e quantidade de parcelas;
- Efetue o pagamento.
Como dito anteriormente, é fundamental que o cartão tenha limite de crédito suficiente para realizar a operação. Faça a simulação de valores nas duas empresas parceiras, para identificar e escolher a que oferece melhores condições de pagamento.
De maneira geral, libera-se o pagamento em somente um cartão de crédito e o proprietário do veículo pode fornecer dados do cartão de outra titularidade, desde que essa pessoa esteja ciente de que seu cartão será utilizado para o pagamento.
Caso opte por utilizar o cartão de crédito de outra pessoa, é obrigatório informar dados de documentos dela para autorização da transação.
Em quanto tempo os débitos são liquidados?
A quitação de débitos junto ao Detran RJ acontece após análise de risco, aprovação e liberação do pagamento com o cartão de crédito.
Todo esse processo demora até 48 horas. Uma vez que o pagamento tenha sido aprovado e processado, o Detran RJ dá baixa nos débitos em até 24 horas.
O que acontece se não pagar débitos do Detran RJ?
A ausência de pagamento de multas e taxas do Detran RJ leva a uma série de problemas junto ao órgão. O inicial é o crescimento da dívida, já que sobre o valor há incidência e multas e juros.
Além disso, o motorista não conseguirá realizar o licenciamento obrigatório anual, que regulariza a situação do veículo e renova o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Se for flagrado dirigindo sem licenciamento e CRLV, o motorista é autuado com uma infração gravíssima e pode ter o veículo apreendido.