Quanto tempo demora para receber o auxílio-doença após a perícia?
Confira aqui No Detalhe tudo que você precisa saber sobre quanto tempo demora para receber o auxílio-doença após a perecia.
O processo de perícia feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para ser dado a avaliação do quadro de saúde dos segurados do órgão público conta com um prazo de 15 a 20 dias para a aprovação ou a negação do benefício auxílio-doença.
Fonte/Reprodução: original
O que é o auxílio-doença?
O auxílio-doença nada mais é do que um benefício previdenciário oferecido pelo INSS para as pessoas que apresentarem alguma doença de caráter temporário ou totalmente incapacitante.
Se você apresenta um quadro de saúde com a presença de alguma doença de caráter temporário ou totalmente incapacitante, você tem direito a garantia do auxílio-doença.
Quanto tempo para receber o benefício do INSS?
O tempo para o recebimento do benefício de auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é estimado, por lei, em um prazo de 15 a 20 dias. Consta, na maioria dos casos, a necessidade de ser feito o encaminhamento para a análise do quadro de saúde dos segurados do órgão público.
Quanto tempo demora para o INSS analisar um requerimento de auxílio-doença?
Estima-se que o tempo de demora para a conclusão do processo de análise de um requerimento de auxílio-doença pelo INSS é de 45 dias.
De acordo com o Tribunal Regional, caso haja o descumprimento do prazo pelo órgão público, o benefício do auxílio-doença é concedido automaticamente para o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Quanto tempo depois da perícia recebe o benefício?
Sobre o recebimento do pagamento do benefício do auxílio-doença pelo INSS, ele é informado por meio do envio via correio de uma carta de concessão escrita pelo órgão público depois de ter sido passado pelo processo de perícia do quadro de saúde do segurado.
Além disso, a carta de concessão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com informações como o tempo e o valor a ser pago para cada um dos segurados como um modo de mantê-los cientes disso.