Carteira de Trabalho Digital: como saber o número do PIS?
Confira como saber o número do PIS da sua carteira de trabalho digital e outras informações aqui No Detalhe.
Diferentemente de antes, agora a carteira de trabalho, que é necessária para contratação de qualquer indivíduo por uma empresa, é totalmente digital, podendo ser baixada via Google Play ou pela loja de aplicativos IOS.
Entretanto, mesmo que a nova ferramenta tenha vindo para facilitar a vida do trabalhador e do empregador, é comum possuir dúvidas sobre a nova forma que a carteira de trabalho assumiu.
Uma das constantes questões que muitos não sabem na nova carteira digital é como identificar o número PIS. Para se ter direito a seguro-desemprego, abono salarial e outros benefícios trabalhistas, é necessário conhecer o Número de Identificação Social (NIS), também visto como PIS.
Exatamente por se tratar de uma identificação tão importante para o trabalhador, o PIS não pode ser deixado de fora.
Onde posso ver o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital?
Na antiga Carteira de Trabalho física, que foi substituída oficialmente em 2019 pela digital, o número de identificação social pode ser encontrado na área superior da primeira página.
Agora na Carteira Digital, é necessário fazer da seguinte maneira:
- Após baixar o app da Carteira, pressione “entrar”;
- Ponha seu CPF e interaja em “avançar”;
- Digite sua senha no Gov.br e interaja com “entrar”;
- Acesse a opção “contratos” e seus contratos registrados serão expostos;
- Na empresa na qual você trabalha, clique em “+” e o número PIS será automaticamente exposto junto a outros dados.
Além deste método, há outros meios para descobrir seu número PIS, como acessar o Cadastro Único, extrato do FGTS, a antiga Carteira Física, caso a tenha, e o Cartão Cidadão também é outra forma. Também é perfeitamente possível consultar o PIS com seu CPF no site do INSS.
Quais outras informações aparecem na Carteira de Trabalho Digital?
Além das informações relativas à admissão, também devem ser anotados na Carteira de Trabalho, uma provável modificação da localidade do trabalho, 13° salário, alterações salariais, pagamento de férias e etc.
Como citado anteriormente, o programa também concede acesso a benefícios, como o seguro-desemprego. Portanto, as benesses laborais podem facilmente ser encontradas na nova carteira.
Por meio desta modernização empregada pelo Governo, a vida do trabalhador e do empregador foram extremamente viabilizadas, através da digitalização do documento e da criação de um aplicativo que não só auxilia na exibição de dados de contratos, como, também possibilita uma maior praticidade ao solicitar benefícios sociais.
O que resta a se fazer é se adaptar à mudança realizada no documento, pois é muito provável que a digitalização de documentos e a criação de mais aplicativos como o da Carteira Digital se torne uma inclinação, em consequência, principalmente, do processo de modernização tecnológica que todo ano a sociedade passa.
O que é a Carteira de Trabalho Digital e como funciona?
Essa nova carteira de trabalho digital serve para substituir a antiga carteira física. O principal objetivo desta nova maneira da Carteira é a facilidade e praticidade que podem ser lhe atribuídos ao ser facilmente acessada por celulares, ou computadores, a qualquer momento.
A nova carteira ainda agrega quaisquer práticas profissionais formais no aplicativo e, com isso, o trabalhador tem uma vida muito mais facilitada, caso necessite realizar uma consulta. Além de permitir acesso a antigas experiências, o aplicativo também possibilita pedidos de seguro-desemprego e outros benefícios laborais.
Não só os trabalhadores tiveram a vida laboral mais facilmente manejada, como, também, as empresas se beneficiaram. Para os empregadores obterem as informações, basta digitar o CPF do empregado, os dados devem aparecer em até 48h no CTPS digital.
A burocracia também foi reduzida consideravelmente, pois todas as admissões e demissões ocorreram apenas por meio do e-Social.
Também pode se dizer que a formação da Carteira Trabalho Digital se trata de mais um fruto da constante digitalização da sociedade, principalmente devido à pandemia da COVID-19 que atuou fortemente no aumento da CTPS.
Como conseguir a Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira é acessível pelo site do Ministério da Economia, mas, também, pode ser baixada nas respectivas lojas digitais dos sistemas Android e IOS para smartphones.
Caso o funcionário não possua aparelho celular, a carteira também pode ser feita por meio do já citado site do Ministério da Economia.