Calendário Auxílio Gás no mês de janeiro de 2022
Pagamentos do Auxílio Gás começam dia 18 de janeiro e seguem conforme o NIS dos beneficiários, veja o calendário completo.
Em janeiro começam os pagamentos do Auxílio Gás para as famílias de baixa renda elegíveis ao benefício, e o calendário será o mesmo do Auxílio Brasil.
Dessa forma, os pagamentos acontecerão nos dez últimos dias úteis do mês, e seguirão conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário (mais detalhes abaixo).
O valor do Auxílio Gás é de R$ 52, o que corresponde a cerca de 50% do preço de um botijão de 13kg. Mas é importante destacar que os participantes receberão o benefício a cada dois meses. A seguir, veja quem tem direito ao auxílio e o calendário completo de pagamentos em janeiro.
Calendário do Auxílio Gás em janeiro
Conforme já adiantamos, os pagamentos seguem de acordo com o final do NIS dos beneficiários. Nesse caso, em janeiro eles acontecerão nas seguintes datas:
- NIS final 1 – 18/01;
- Final 2 – 19/01;
- 3 – 20/01;
- 4 – 21/01;
- 5 – 24/01;
- 6 – 25/01;
- 7 – 26/01;
- 8 – 27/01;
- 9 – 28/01;
- 0 – 31/01.
Para sacar o benefício do Auxílio Gás, os participantes podem usar os mesmos cartões e senhas que utilizar para o Auxílio Brasil. Além disso, também é possível retirar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem, a partir da opção “saque sem cartão”.
Quem pode receber o benefício?
Como as datas de pagamento dependem do NIS, é preciso ter cadastro no CadÚnico para receber o Auxílio Gás.
Além disso, para ter direito ao benefício é preciso ter renda mensal familiar de até meio salário mínimo, ou ter no grupo familiar alguém que seja beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
De acordo com as regras do programa, mulheres vítimas de violência doméstica que estão sob monitoramento de medidas protetivas de urgência tem preferência para receber o Auxílio Gás.
Segundo o governo, a expectativa é que o benefício chegue a 5 milhões de famílias de baixa renda em todo o território nacional.
Para conferir se tem direito ao Auxílio Gás, o cidadão pode acessar os aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem. Além disso, outra opção é ligar para a central de atendimento ao cidadão da Caixa por meio do telefone 111.