O que é empréstimo sobre a RMC?

Confira aqui o que é empréstimo sobre RMC e tire todas as suas dúvidas sobre ele


Você sabe o que empréstimo RMC e como funciona? Empréstimos Consignados são muito procurados pelos recebedores de aposentadorias e pensões, tanto por conterem juros baixos e também por possuírem mais facilidade na hora de evitar as dívidas em relação ao serviço. No entanto, a Reserva de Margem Consignável (RMC) é um recurso presente nesses empréstimos e é necessário que você o conheça para não cair em situações ruins.

Dizemos isso porque acontece muitas vezes de, ao receber a folha de pagamento, o segurado ver um desconto de RMC no extrato mesmo após já ter quitado o empréstimo. Por isso, vamos detalhar a seguir todo o funcionamento desse recurso e mostrar como retirá-lo.

O que é o RMC?

Primeiramente, cabe explicar do que se trata essa ferramenta. O RMC é o recurso que as instituições financeiras utilizam para descontar pequenos valores e assim garantir uma possível contratação de cartão de crédito específico. Geralmente o valor pode chegar até 5%.

O que é o RMC
Fonte/Reprodução: original

No entanto, ainda ocorre, seja por engano ou por motivos maldosos, de alguns recebedores de benefícios acabarem por ter o desconto do RMC mesmo sem ter solicitado empréstimos consignados. Para resolver essa situação, leia o próximo tópico.

É possível cancelar o RMC?

Sim, é possível e deve ser feito se você já quitou a sua dívida e ainda continua recebendo esse desconto no extrato, ou se você nem sequer contratou o serviço de um empréstimo e ainda sofre com esse problema. Para cancelar, basta entrar em contato com a instituição responsável pelo empréstimo e, de preferência, mostrar o contracheque que comprove o seu problema com o RMC.

O que é e como funciona o empréstimo RMC? 

Por fim, vamos explicar até onde vai a legalidade dos empréstimos com RMC. Basicamente eles somente são legais se o beneficiário estiver ciente que está tendo o desconto, o que na maioria dos casos não acontece com as instituições financeiras. Por isso, é necessário estar atento ao que acontece no contracheque para evitar perda de dinheiro desnecessariamente.

Esperamos que você agora tenha maior noção do RMC e em quais situações ele pode aparecer, bem como cancelar caso esteja sendo cobrado incorretamente. Se gostou, não esqueça de compartilhar para outras pessoas e, para ver mais informações de qualidade, continue a ler os posts do No Detalhe.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.