Senai PE: Bolsas gratuitas para cursos são lançados. Veja como se inscrever
O Senai-PE está oferecendo 370 bolsas de estudo integral para interessados que participaram das últimas edições do ENEM. Confira os detalhes!
Entre os dias 4 e 8 de fevereiro, indivíduos de baixa renda, que já completaram o Ensino Médio e que participaram recentemente do ENEM, poderão se inscrever para concorrer a uma das 370 bolsas de estudo integral que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) abriu em Pernambuco (PE).
As inscrições são gratuitas e o resultado vai ser divulgado já no dia 9 de fevereiro, com as aulas começando ainda neste mês. As bolsas vão ser distribuídas de acordo com a nota obtida pelos candidatos em uma das últimas edições do ENEM (2018, 2019, 2020 ou 2021). A nota mínima exigida para participar do processo é de 450 pontos.
As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no site do Senai-PE, através deste formulário.
Quais os cursos ofertados pelo Senai PE em 2022
As 370 bolsas são para cursos técnicos, presenciais e a distância, e serão distribuídas em 18 cursos diferentes, dentre eles alguns dos mais procurados do Senai-PE. Confira abaixo a seleção de cursos nos quais os candidatos poderão receber uma bolsa de estudo integral:
- Cibersistemas para Automação (EAD)
- Manutenção e Suporte em Informática (EAD)
- Redes de Computadores (EAD)
- Automação Industrial (Presencial)
- Eletrotécnica (EAD)
- Automação Industrial (EAD)
- Técnico em Qualidade (EAD)
- Mecânica (Presencial)
- Eletromecânica (EAD)
- Mecânica (presencial)
- Manutenção Automotiva (presencial)
- Mecatrônica (presencial)
- Técnico em Plástico (presencial)
- Administração (presencial)
- Química (presencial)
- Vestuário (presencial)
- Meio Ambiente (EAD)
- Eletromecânica (EAD)
- Segurança do Trabalho (EAD)
- Internet das Coisas – IOT (EAD)
- Manutenção Automotiva (EAD)
- Manutenção Automotiva (presencial)
- Refrigeração e Climatização (presencial)
Alguns dos cursos acima aparecem mais de uma vez porque são oferecidos em polos diferentes do Senai-PE. Para conferir os locais e as vagas disponíveis em cada um dos cursos, confira o edital do processo seletivo clicando aqui.
Quem pode se inscrever para receber a bolsa de estudos do Senai PE?
De acordo com o edital divulgado pelo Senai-PE, podem se inscrever no processo seletivo para uma das bolsas de estudo indivíduos que atendam aos seguintes pré-requisitos:
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter tempo livre e disponibilidade para as aulas e demais atividades práticas (muitas delas presenciais) envolvidas nos cursos técnicos;
- Ter feito o ENEM (a partir de 2018) e ter tido média igual ou superior a 450 pontos;
- Ter condição de baixa renda autodeclarada;
- Não ser aluno de curso de aprendizagem industrial básica ou técnica no SENAI/DR/PE;
- Não ter sido bolsista do Senai-PE nos últimos 2 anos (exceto em casos em que o Senai acabou cancelando a oferta do curso/turno e não tenha havido o reaproveitamento da bolsa para outro curso da instituição);
- Ter acesso a um computador com requisitos mínimos (disponíveis no edital) para o acompanhamento das aulas EAD
Como funciona o Senai?
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma instituição privada, mas sem fins lucrativos, que visa capacitar adolescentes, jovens e adultos brasileiros com foco no setor industrial. Os cursos ofertados são de diferentes modalidades (técnicos, superiores, aperfeiçoamento etc.) e abrangem diferentes áreas da indústria.
Embora os cursos sejam majoritariamente pagos, o Senai oferece frequentemente oportunidades para que brasileiros de baixa renda consigam bolsas na instituição através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Muitos jovens conseguem a tão sonhada inserção no mercado de trabalho justamente através dos cursos e das práticas profissionais do Senai.
Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Concursos 2022: Editais abertos e em destaque nesta sexta-feira (04)