Programa de pontos Esfera: o que é e como funciona

Flavio Carvalho

02/03/2022

Os cartões de crédito Santander podem transformar os seus gastos em pontos Esfera, pontos esses que podem ser trocados por serviços, produtos e até mesmo viagens!

Confira, nesta matéria, o que é o Santander Esfera, como funciona e quais são as suas principais vantagens.

O que é o programa de pontos Esfera?

Exclusividade para clientes Santander, Esfera é um programa de pontos em que seus gastos são transformados em pontos de maneira automática. Os pontos acumulados podem ser usados em serviços (cursos), produtos (vale-compras, passagens aéreas, eletrônicos etc.) e em muitos outros itens.

O que é o programa de pontos Esfera

Fonte/Reprodução: original

Algumas das marcas contempladas pelo programa Esfera são McDonald’s, iFood, e até mesmo a Tok&Stok.

Como funciona o programa de pontos Esfera?

A cada dólar gasto, dependendo do seu cartão de crédito, você acumula de 1 até 3 pontos Esfera que podem ser acumulados e trocados por algum produto ou serviço do seu interesse (que seja oferecido pelo programa de pontos).

Como fazer o cadastro de pontos Esfera?

Ao utilizar o seu cartão de crédito Santander, você já está acumulando pontos, contanto que sua conta Esfera já esteja ativada e você logado para verificar os pontos feitos.

É simples: acesse o site da Esfera, digite o seu CPF e escolher “Continuar”; crie uma senha de acesso e verifique o código de segurança que será enviado para o seu celular; depois disso, insira o código de segurança enviado, aceite os termos e condições exigidos pelo programa, e você estará apto a juntar pontos Esfera.

O aplicativo está disponível tanto nos celulares iOS como nos celulares com sistema Android.

Quais cartões acumulam pontos Esfera?

Apesar do Esfera ser um programa exclusivo de cliente Santander, não são todos os cartões de crédito da instituição financeira que fornecem esse benefício.

Há diversos cartões — Santander Unlimited; Santander Unique e Santander Elite Platinum, por exemplo — capazes de acumular pontos. A quantidade de pontos Esfera, no entanto, é variável de cartão de crédito para cartão de crédito; enquanto alguns somam 2,2 pontos a cada dólar, alguns somam apenas 1,3.

Como acumulam os pontos Esfera?

Os pontos são acumulados à medida que o cartão de crédito Santander é utilizado (seja para compras ou pagamentos). Cartões adicionais na conta também podem acumular pontos, mas apenas o titular tem o direito de trocá-los.

Além disso, é possível utilizar os pontos para serviços e produtos do Grupo Santander, participar em campanhas promocionais de empresas parceiras do Santander, e comprar mais pontos (regras a serem definidas pelo regulamento do programa em questão).

Como consultar os pontos Esfera?

Além do aplicativo Esfera, é possível acompanhar o seu saldo e o extrato dos pontos pela Central de Atendimento e pelo próprio site da Esfera.

Os pontos são contabilizados em até dez dias úteis após a compra ou pagamento, e só serão creditados os pontos acumulados por cartões regulares, ativos e sem pendências.

O que pode ser feito com pontos Esfera acumulados?

São muitas opções do que fazer com os pontos. Algumas das alternativas mais comuns são as trocas por produtos ou viagens, embora também possam ser usados para cashback, milhas aéreas e vale-compras.

Programa ponto Esfera: quais vantagens e desvantagens

O programa apresenta mais vantagens do que desvantagens, mas por ser um serviço é necessário considerar ambos — principalmente conforme as suas necessidades — antes de iniciar o acúmulo de pontos.

Vantagens Esfera

É possível efetuar o resgate de algum serviço ou produto em dinheiro. Digamos que você queira comprar um celular novo, e a sua quantidade de pontos não é suficiente: o valor restante pode ser pago em dinheiro.

Além disso, clientes Santander que possuem cartões de crédito ligados ao programa Esfera podem adquirir até 50% de desconto em viagens, atividades de lazer e até mesmo alimentação.

A Esfera não apresenta nenhuma taxa de participação, basta ter um cartão de crédito participante no programa.

Desvantagens Esfera

Com exceção dos cartões Dufry Platinum e Unlimited Black, os pontos têm prazo de validade. No entanto, é possível manter os pontos por um período de 24 a 36 meses.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.