Troquei de celular e não consigo acessar o Caixa Tem: e agora?

Elouise Lopes

11/07/2022

Os pagamentos de uma série de benefícios sociais promovidos pelo Governo Federal são realizados através do aplicativo Caixa Tem. Recentemente, a Caixa Econômica atualizou as medidas de segurança e uma das dúvidas que têm surgido entre os usuários é: troquei de celular e não consigo acessar o Caixa Tem, o que fazer agora?

É importante como proceder nesses casos e evitar problemas para receber os benefícios.

A seguir, você fica sabendo o que é preciso fazer quando há troca de celular e não se consegue acessar a conta do Caixa Tem, como cadastrar outro aparelho no Caixa Tem e outras informações. Confira!

Troquei de celular e não consigo acessar o Caixa Tem. O que fazer?

Troquei de celular e não consigo acessar o Caixa Tem: e agora?

Descubra o que fazer quando há troca de celular e não se consegue acessar a conta do Caixa Tem, entre outras informações! (Imagem: Reprodução/Internet)

Ao trocar de celular, existem alguns procedimentos por que os usuários do Caixa Tem precisam passar. O primeiro passo é sair da conta do Caixa Tem no antigo celular e excluir os dados da conta das configurações do aparelho. Isso deve ser feito até mesmo antes de o usuário pensar em passar o celular para outra pessoa, para evitar problemas relacionados à conta.

Se o usuário tiver feito login no celular de parentes ou amigos, deve sair da conta nestes dispositivos também. O passo seguinte é baixar e instalar o aplicativo do Caixa Tem, com o novo aparelho em mãos.

Se o acesso estiver liberado, não será necessário que o usuário vá até uma agência física da Caixa para fazer isso. Ao acessar a conta a partir de um novo dispositivo, ele poderá realizar as movimentações financeiras tranquilamente.

Por outro lado, se a conta estiver com acesso bloqueado por erro por acesso em mais de um aparelho, então não será possível entrar na conta da poupança digital social.

Caso o usuário se depare com este erro, o problema só poderá ser resolvido se o usuário for até uma agência da Caixa. Na agência, o acesso será ativado junto a um agente da instituição bancária. Para isso, será necessário apresentar documentos de identificação do titular da conta.

Com a alta dos índices de golpes e fraudes envolvendo o Caixa Tem nos últimos anos, a Caixa Econômica acabou reforçando as medidas de segurança. Por esse motivo é que acaba dando problema na conta que é acessada por múltiplos dispositivos.

Ou seja, o fato de o usuário não conseguir acessar o Caixa Tem com tanta facilidade a partir de um novo dispositivo é uma medida para sua segurança, evitando um crime de estelionato.

Como cadastrar outro aparelho no Caixa Tem?

Com as novas medidas de segurança, o cadastro de um novo dispositivo no Caixa Tem é feito no momento em que o usuário realiza o login inicial. Isto é, o momento em que o usuário faz login à conta pela primeira vez. Quando isso acontece, o cadastro do dispositivo é feito de maneira automática.

Desse modo, não é possível cadastrar dois aparelhos celulares em uma conta digital da Caixa Econômica. Por isso, os usuários precisam escolher um celular principal para acessar o aplicativo.

Depois de tomar essa decisão, o usuário precisa ir até uma agência da Caixa e informar à instituição para apagar um dispositivo do CPF do cidadão. Para tanto, é necessário ter em mãos o número de CPF do titular da conta, conforme comentamos anteriormente.

Como trocar o número de celular cadastrado no Caixa Tem?

Assim como é necessário que o usuário vá até uma agência física da Caixa para corrigir erro de acesso à conta do Caixa Tem, é necessário que ele vá a uma agência da instituição para fazer a atualização do número de celular.

Manter o número de telefone atualizado permite que o usuário receba informações importantes direto pelo WhatsApp. Isso porque agora existe uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o aplicativo de mensagens, sendo possível que o usuário receba os calendários e informações do Auxílio Emergencial pelo WhatsApp.

Como entrar em contato para resolver problema relacionado ao Caixa Tem?

Para resolver os problemas de acesso em um aparelho novo procure um atendente da Caixa nas agências ou ligue para 0800 104 0 104 ou 0800 726 0207.

Veja também: Comissão aprova “PEC dos Benefícios”, mas votação na câmara ainda pode demorar

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.