Auxílio Brasil: como saber se fui aprovado para receber?

São mais de 18 milhões de inscritos no Auxílio Brasil. Confira como descobrir se você foi aprovado para receber o benefício ou não.


Desde o lançamento do Auxílio Brasil, programa social que substitui o antigo Bolsa Família e tem como objetivo ajudar as famílias de baixa renda que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, os pagamentos têm sido devidamente realizados aos beneficiários.

Atualmente, o Auxílio Brasil conta com 18 milhões de inscritos e ainda existem muitas famílias no processo de inscrição.

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como se inscrever para receber o benefício do Auxílio Brasil, como verificar se você foi aprovado para receber o auxílio, como consultar o Auxílio Brasil e o calendário completo de pagamentos do programa.

Como se inscrever no Auxílio Brasil?

Para participar do Auxílio Brasil, é necessário que as famílias de baixa renda que se encontram em situações de pobreza e extrema pobreza estejam registradas no Cadastro Único (ou CadÚnico), que reúne informações sobre as famílias de baixa renda existentes no país.

Isso porque, sendo o CadÚnico uma espécie de banco de dados sobre a situação dos cidadãos, é por meio dele que o Governo Federal, os estados e os municípios identificam os brasileiros que são alvo de programas sociais, como é o caso do Auxílio Brasil.

Sendo assim, é necessário que a família que tem interesse em participar do programa tenha os dados atualizados nos últimos 24 meses pelo menos. Para se tornar a beneficiária do Auxílio Brasil, a família deve possuir uma renda familiar per capita seja de até R$ 210.

Para realizar a inscrição no CadÚnico, é preciso que um membro da família, maior de 16 anos, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o posto de atendimento do CadÚnico da sua cidade, já que não existe a possibilidade de fazer o registro no CadÚnico de forma digital.

Preferencialmente, mas não obrigatoriamente, a pessoa que deverá fazer o cadastro da família deve ser do sexo feminino, sendo reconhecida como a Responsável Familiar. É preciso que, no ato da inscrição do CadÚnico, o membro da família tenha em mãos um documento de identificação próprio e dos membros da família:

  • Certidão de Nascimento; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • CPF; ou
  • Carteira de Identidade – RG; ou
  • Carteira de Trabalho; ou
  • Título de Eleitor; ou
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

Depois de entregar os documentos, o Responsável Familiar precisará passar por uma entrevista, respondendo a algumas questões ao entrevistador social.

Como saber se fui aprovado no Auxílio Brasil?

A análise do CadÚnico para seleção de famílias que deverão receber o Auxílio Brasil acontece todo mês. Então, após fazer a inscrição no CadÚnico, a família precisa aguardar a aprovação do Ministério da Cidadania.

Caso a família seja aprovada para receber o Auxílio Brasil, ela receberá algum retorno do órgão, informando a aprovação. Em geral, a Caixa envia uma carta comunicando a aprovação. Também é possível fazer essa constatação pelo aplicativo do Auxílio Brasil.

Do contrário, se não houver nenhum tipo de retorno, é porque a família não foi aprovada para receber o benefício social.

Como consultar o Auxílio Brasil?

Para consultar o Auxílio Brasil, o Responsável Familiar deve seguir as seguintes instruções:

  1. Instalar o aplicativo do Auxílio Brasil no celular e escolher a forma como deseja fazer login (é possível acessar pela conta do Caixa Tem, Caixa Trabalhador, FGTS ou Bolsa Família);
  2. Depois e acessar a conta, o usuário deve procurar conferir o status do benefício, para saber se foi aprovado ou não.

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Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.