Auxílio Brasil 2022: últimos pagamentos de maio acontecem nesta semana

Flavio Carvalho

30/05/2022

A Caixa Econômica Federal faz os últimos pagamentos do Auxílio Brasil de maio nesta semana. Hoje (30) recebem os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) final 9. Amanhã (31), os que possuem NIS final 0.

O Auxílio Brasil é um benefício de transferência de renda criado pelo governo federal. O programa paga uma parcela mensal a famílias pobres e extremamente pobres, ajudando-lhes com gastos envolvendo alimentação, educação, saúde, entre outros.

Aqui você confere tudo o que precisa saber sobre os últimos pagamentos de maio do Auxílio Brasil. Continue a leitura e descubra!

Calendário Auxílio Brasil de maio

Auxílio Brasil 2022: últimos pagamentos de maio acontecem nesta semana

O calendário Auxílio Brasil tem datas definidas de acordo com o dígito final do NIS dos beneficiários. Confira, a seguir, as datas de repasse do mês:

  • NIS final 1: 18 de maio;
  • NIS final 2: 19 de maio;
  • NIS final 3: 20 de maio;
  • NIS final 4: 23 de maio;
  • NIS final 5: 24 de maio;
  • NIS final 6: 25 de maio;
  • NIS final 7: 26 de maio;
  • NIS final 8: 27 de maio;
  • NIS final 9: 30 de maio;
  • NIS final 0: 31 de maio.

Qual o valor do Auxílio Brasil?

O valor mínimo do Auxílio Brasil é de R$ 400,00, mas a família pode receber mais do que esse total se cumprir requisitos extras que dão direito a benefícios adicionais do programa.

Por onde receber o benefício?

A forma de pagamento varia de acordo com o perfil do beneficiário. Confira, a seguir, quais são as opções disponíveis e como funciona o recebimento do Auxílio Brasil:

Plataforma social

Alternativa válida para beneficiários antigos do programa, desde a época em que se chamava Bolsa Família. Neste caso, basta usar o cartão e senha do programa para sacar o valor em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências bancárias da Caixa.

Poupança Caixa Fácil

Opção para quem tem essa conta aberta na Caixa Econômica Federal. A movimentação do valor pode ser por aplicativo do banco ou internet banking Caixa.

Vale lembrar que a conta possui cartão de débito, portanto, poderá utilizá-lo para saques em caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, caixas eletrônicos da Caixa e banco 24 horas. Além disso, pode usá-lo para pagamentos de compras.

Poupança social digital

Se o beneficiário não se encaixa em nenhuma das opções anteriores, recebe por poupança social digital e movimenta o valor pelo aplicativo Caixa Tem.

No app, dá para fazer pagamento de contas usando o código de barras dos boletos, bem como de compras, por meio da função de QR Code ou cartão de débito virtual.

Se tiver conta em outro banco, poderá transferir o benefício gratuitamente para ela via Pix, TED ou DOC. A diferença entre os serviços está no tempo de compensação da transação: no Pix, ocorre em até 10 segundos. Na TED e no DOC pode demorar até um dia.

Também há a possibilidade de saque, que é feito usando um código autorizador, pois a conta não possui cartão de débito físico. É simples gerar seu código, basta acessar o app Caixa Tem, o serviço de saque sem cartão e seguir as orientações.

O código autorizador de saque tem validade de uma hora e deve ser apresentado no momento de tirar o dinheiro da conta. O saque está disponível em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e caixas eletrônicos de agências da Caixa.

Vale lembrar que em todos os casos o beneficiário tem 120 dias para movimentar o valor. Se deixar esse prazo passar, perderá o dinheiro definitivamente.

Como consultar o Auxílio Brasil?

A consulta Auxílio Brasil permite conhecer o status do benefício, se foi aprovado, está ativo e será pago. A seguir, apresentamos onde e como obter essas informações:

Aplicativo Caixa Tem

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem na Play Store ou App Store;
  2. Toque no ícone do aplicativo e selecione “entrar”;
  3. Informe seus dados pessoais. Se não tiver cadastro, faça um com registro de senha de acesso;
  4. Selecione “Auxílio Brasil – consulte seu benefício”, item disponível no menu de serviços;
  5. Toque em “ver meu benefício”.

Aplicativo Auxílio Brasil

  1. Baixe o aplicativo Auxílio Brasil na Play Store ou App Store;
  2. Toque em “consultar”;
  3. Informe a senha usada no aplicativo Bolsa Família, senha Caixa Tem ou cadastre uma senha se for seu primeiro acesso;
  4. Selecione “consulta do benefício”.

Pagamento do Vale-Gás de maio

O governo federal não pagou o Vale-Gás em maio, pois se trata de um benefício com repasses feitos em meses pares. Os pagamentos retornam somente em junho, seguindo o mesmo calendário do Auxílio Brasil.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.