Pix Parcelado: vale a pena fazer? Conheça as vantagens!

Pix Parcelado: vale a pena fazer? Conheça as vantagens!

O Pix é uma modalidade de pagamento instantâneo que funciona de forma exclusiva no Brasil, tendo sido criada pelo Banco Central (BC). Com o sucesso do Pix, o BC acabou criando o Pix Parcelado, que conta com boas vantagens para o consumidor.

Antes de decidir ou não fazer o Pix Parcelado, é importante conhecer melhor a ferramenta.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como funciona o Pix Parcelado, quais instituições oferecem o serviço e conhece as principais vantagens do recurso lançado há pouco tempo pelo Banco Central. Confira!

Como funciona o Pix Parcelado?

Pix Parcelado: vale a pena fazer? Conheça as vantagens!
Saiba como funciona o Pix Parcelado, quais instituições oferecem o novo serviço e conheça as principais vantagens do Pix Parcelado. (Imagem: Reprodução/Internet)

Uma forma de pagamento que tem feito bastante sucesso entre os brasileiros desde que foi lançada pelo Banco Central em outubro de 2021 é o Pix. Esse recurso é popular porque oferece maior praticidade e segurança na hora de realizar pagamentos. Além disso, devemos considerar que é um método instantâneo.

Diante do sucesso extraordinário do Pix, o BC acabou criando uma nova modalidade para o recurso, que é o Pix Parcelado, também chamado de Pix Garantido.

Publicidade

Publicidade

Essa nova modalidade de Pix não é mais do que um tipo de empréstimo, que funciona de maneira muito parecida com o empréstimo que pode ser feito com o cartão de crédito. Dessa forma, não é necessário ter dinheiro na conta para realizar a transação financeira.

Inclusive, assim como funciona com o cartão de crédito, existe a possibilidade de pagar as parcelas de uma determinada compra com juros.

Quais instituições oferecem o serviço?

Como o Pix Garantido ainda é uma novidade no mercado, não são muitas instituições financeiras e bancárias que oferecem o serviço.

Até o momento, apenas o Mercado Pago, o Banco Santander e o PicPay têm a nova funcionalidade à disposição dos usuários.

Também devemos comentar que o BC ainda estabeleceu regulamentações sobre o uso do Pix Garantido, o que significa que cada instituição pode fazer suas próprias regras quanto ao recurso.

Sendo assim, as taxas de juros diferem de uma instituição para outra. No caso do Mercado Pago, a taxa mensal é de 2,5%. Enquanto isso, no Banco Santander, a taxa é de 2,9%. Por sua vez, o PicPay cobra uma taxa mensal de 6,53%.

Publicidade

Publicidade

O número de parcelamentos também fica a critério das instituições, assim como os valores a serem parcelados.

Principais vantagens do Pix Parcelado

Apesar de ser bastante similar ao uso do cartão de crédito, o Pix Parcelado tem vantagens exclusivas. Primeiramente, não faz muito tempo que, para fazer pagamentos com o Pix, era necessário ter o dinheiro na conta para que a transação fosse realizada.

Com o Pix Garantido, as coisas são bem diferentes, porque é possível fazer a operação de parcelamento de Pix ainda que não se tenha dinheiro na conta. As parcelas da compra são debitadas da conta de forma automática.

Essa por si só é uma grande vantagem para o comerciante, tendo em vista que não irá correr o risco de receber o pagamento das parcelas com atraso. Com essa garantia que é dada ao comerciante, é comum que vantagens sejam concedidas aos clientes, como descontos nos valores a serem cobrados nas compras.

Publicidade

Até porque, ainda que se trate de uma compra parcelada, o Pix Parcelado não deixa de ser uma forma instantânea de pagamento.

Publicidade

Também devemos comentar que, entre as vantagens do Pix Parcelado, está a redução das tarifas cobradas pelas operadoras de cartão. As taxas mensais cobradas pelas instituições que oferecem a funcionalidade são bem vantajosas em relação às taxas cobradas no uso do cartão de crédito.

Veja também: Imposto de Renda 2022: calendário da restituição definido; veja quando você recebe

Elouise LopesRedatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Veja mais ›
Fechar