Pix: qual o melhor tipo de Chave Pix? Qual a mais segura contra golpes?

Saiba qual é o melhor tipo de Chave Pix para fugir de tentativas de fraudes e golpes envolvendo a ferramenta de pagamento instantâneo.

O Pix é uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil, também conhecido por BC, que facilitou a vida de muitos usuários na hora de realizar transações financeiras. Porém, é essencial que se saiba qual é o tipo de Chave Pix mais seguro.

Isso porque, com a alta do número de casos de fraudes e golpes envolvendo a ferramenta, o usuário precisa estar atento e se proteger.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo o que é a Chave Pix, qual é o melhor tipo de Chave Pix, sendo mais seguro contra golpes, e mais. Confira!

O que é a Chave Pix?

Pix: qual o melhor tipo de Chave Pix? Qual a mais segura contra golpes?
Saiba qual é o melhor tipo de Chave Pix para fugir de tentativas de fraudes e golpes envolvendo a ferramenta de pagamento instantâneo. (Imagem: Reprodução/Internet)

No momento em que o usuário, dono ou não de uma conta bancária, solicita a criação de uma conta Pix, ele deve informar CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica), número do celular, e-mail ou, até mesmo, uma chave aleatória para servir como Chave Pix, que é a chave utilizada para encontrar a conta dele, no momento em que for receber um pagamento.

Ou seja, a Chave Pix pode ser tida como um “apelido” de identificação do usuário, de forma que seja possível encontrá-lo dentro do sistema de pagamentos instantâneos.

Publicidade

Publicidade

Qual é o tipo de Chave Pix mais seguro?

Ao longo dos últimos anos, desde o lançamento do Pix como forma de pagamento pelo Banco Central, ainda em outubro de 2020, a ferramenta tem conquistado diversos usuários. O número de transações via Pix para realizar compras chegou a superar, nos últimos meses, o número de transações com cartão de débito ou crédito.

Afinal de contas, o Pix é um recurso de transferência gratuito que, além de acontecer de maneira instantânea (o processo de pagamento leva até 10 segundos para ser finalizado e o dinheiro cair na conta do destinatário), o Pix está à disposição dos usuários 24 horas por dia.

O problema é que, por se tratar de um recurso que oferece tanta praticidade, a ferramenta tem sido envolvida em diversas atividades criminosas, como é o caso de sequestros relâmpagos, golpes e fraudes.

Tendo isso em vista, os usuários passam a procurar formas para se proteger destes eventuais crimes. Uma pergunta que surge no meio disso é: qual é o tipo de Chave Pix mais seguro?

Quando se trata dos valores a serem recebidos em uma transação via Pix, todos os tipos são seguros, pois, como é uma chave de identificação, sendo única, não tem como haver interceptações. Mas, pensando em tentativas de fraude e golpes, o usuário deve procurar escolher o tipo de Chave Pix que for mais apropriado a cada tipo de situação.

Como escolher o tipo de Chave Pix mais apropriado à situação?

O CPF é considerado o tipo de Chave Pix mais seguro, de modo geral. Afinal, é impossível alguém cadastrar seu documento em outra conta bancária, sendo mais garantido que as transferências feitas pelo número do CPF irão cair na conta do usuário de forma correta, sem risco de fraude ou erro no momento da transação.

Publicidade

Publicidade

Apesar disso, o usuário deve estar ciente de que existem situações em que o CPF pode não ser a melhor opção, principalmente quando a Chave Pix for informada para pessoas estranhas. Nesse momento, vale mais a pena optar pela chave aleatória, contando com uma combinação de 32 caracteres que é gerada de forma automática pelo sistema do Pix.

Essa chave é mais difícil de ser lembrada e também não se trata de uma informação pessoal do usuário. Sendo assim, a chave aleatória tende a dar mais segurança ao usuário na hora de compartilhar essa informação com desconhecidos.

É preciso que o usuário esteja muito atento na hora de compartilhar sua Chave Pix, mantendo a privacidade de dados pessoais. Em se tratando de roubo de dados, deve-se ter em mente que todos são suspeitos.

Veja também: Elon Musk compra o Twitter por USD$ 44 bilhões; relembre outras compras bilionárias

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais. Adora sentir que está fora da própria bolha.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário