Imposto de Renda 2022: calendário da restituição definido; veja quando você recebe

Imposto de Renda 2022: calendário da restituição definido; veja quando você recebe
Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2022. Foto: Shutterstock

Contribuintes que fizeram a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 já podem consultar se têm direito à restituição e conferir o calendário de pagamentos.

O primeiro lote de restituição será pago no próximo dia 31 de maio, mesma data em que se encerra o prazo para declarar o IR. Neste primeiro momento, quem recebe são os contribuintes com prioridade legal, como idosos e pessoas com deficiência.

Publicidade

Publicidade

Ao todo, 3,38 milhões de pessoas receberão o primeiro lote de restituição na próxima semana, e a soma dos pagamentos chega a R$ 6,3 bilhões.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2022

Imposto de Renda 2022: calendário da restituição definido; veja quando você recebe
Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2022. Foto: Shutterstock

Segundo a Receita Federal, os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2022 serão feitos em cinco lotes, nas seguintes datas:

  • 1º lote – 31 de maio de 2022;
  • 2º lote – 30 de junho de 2022;
  • 3º lote – 29 de julho de 2022;
  • 4º lote – 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote – 30 de setembro de 2022.

Os contribuintes que têm direito à restituição recebem os depósitos diretamente na conta que informaram durante o preenchimento da declaração. Neste ano, é possível receber o pagamento via Pix, desde que a chave do contribuinte seja o seu CPF.

Publicidade

Publicidade

Mas se o valor da restituição não for depositado em sua conta, é necessário checar os dados bancários informados para confirmar se eles são válidos. Em caso de erro, é possível resgatar o dinheiro no Banco do Brasil, mas o valor só fica disponível para retirada por um ano.

Como consultar a restituição?

Para os contribuintes que desejam saber se têm direito à restituição do Imposto de Renda 2022, basta fazer uma consulta seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Em seguida, clique no quadro “Meu Imposto de Renda”;
  3. Na página seguinte, no tópico “Serviços”, selecione “Consultar a Restituição” ;
  4. Depois, clique em “Iniciar” e informe CPF, data de nascimento, ano de exercício do IR que deseja consultar e insira os caracteres do captcha;

Após informar os dados solicitados, o contribuinte será redirecionado a uma página com informando sobre a situação da restituição.

Além disso, a consulta também informa se há alguma pendência na declaração, que o contribuinte pode corrigir com uma retificação, se houver tempo hábil para isso.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar