Concurso Federal, Estadual e Municipal – Entenda as Diferenças

Muitas pessoas têm interesse em prestar concurso público, buscando principalmente benefícios como boa remuneração e estabilidade. Mas há uma série de fatores a se levar em conta antes de pesquisar um concurso para prestar, seja ele federal, estadual ou municipal.

A primeira observação a se fazer é simples: os cargos abertos. É importante conferir cada tipo de vaga a ser disputada no concurso, para saber se há algo que se encaixe no seu perfil. Afinal, mesmo que haja vantagens, não adianta tentar algo que você não tenha interesse.

Outra importante questão a se observar é em relação ao tipo de concurso, ou seja, se ele é municipal, estadual ou federal. Há muitas diferenças entre eles, e é importante considerar as vantagens e desvantagens de cada esfera para saber se está de acordo com o que você planeja para sua carreira.

Por isso, separamos algumas informações importantes sobre cada um dos três tipos de concurso para você comparar as condições e saber qual vale mais pena para o seu caso.

concurso federal estadual e municipal
Manaus, 28/07/2019. A Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal (EASTJAM) realizou seleção pública para Estágio em Direito no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). As provas foram realizadas na unidade V do Colégio da Polícia Militar do Amazonas. Foto: Raphael Alves

Concurso Municipal

Começamos pelo tipo de concurso público mais acessível, pois a concorrência tende a ser menor. Para quem tem interesse em formar uma carreira profissional na própria cidade, essa é uma excelente alternativa.

Os cargos abertos em concursos municipais ficam a cargo da administração e legislação do município. Portanto, é comum encontrar concursos com regulamentações específicas de cada cidade. O mesmo vale para questões como base salarial, datas dos vencimentos, benefícios oferecidos etc.

Os famosos “concurseiros profissionais”, pessoas que sempre estão pesquisando sobre o assunto para se candidatar em diferentes concursos públicos, não costumam demonstrar tanto interesse por concursos municipais. Isso porque as oportunidades não costumam ser tão vantajosas quanto nas esferas estadual e federal.

Entretanto, é importante destacar que há exceções. Existem muitas cidades que pagam bons salários, oferecem oportunidades atraentes, e ótimas condições de vida. Por isso, não é porque um concurso é municipal que ele terá pouca concorrência, pois podem ter até mesmo candidatos de outras cidades participando.

Entre os cargos mais comuns oferecidos em concursos municipais estão de professor, agente de saúde, guarda municipal, agente de trânsito, médico, enfermeiro, entre outros.

Concurso Estadual

Da cidade, nós avançamos para o estado. A partir daqui, é importante ter em mente um critério ao qual você deve ficar atento: o local de lotação.

Quando o concurso é municipal, você sabe muito bem para qual cidade é a vaga desejada. Entretanto, no caso do estadual não é bem assim. É importante observar onde estão disponíveis as vagas que te interessam, porque pode ser apenas em lugares distantes de onde você mora, aí é preciso decidir se vale a pena ou não se mudar.

Portanto, para quem quer prestar concurso estadual, dependendo da área de atuação, estar aberto a ir para outras cidades é um diferencial.

Nesse tipo de concurso, a concorrência tende a ser bem maior do que em um municipal. Por conta disso, é fundamental se preparar bem para a prova, que provavelmente será mais complexa.

Em compensação, as oportunidades de trabalho também costumam ser mais vantajosas. Algumas vezes, as vagas e a remuneração são tão boas quanto de um concurso federal, por isso a concorrência.

Entre os principais setores da administração estadual que realizam concursos, podemos destacar a polícia civil, que tem cargos para nível médio e superior, e os tribunais de justiça de cada estado.

Concurso Federal

Chegamos aos concursos para cargos da esfera nacional, objetivo principal de muitos concurseiros. Entre as vantagens que podemos destacar dos concursos federais, estão a possibilidade de se transferir para outros estados, e o fato dos candidatos poderem aproveitar os mesmos conteúdos em diferentes disputas.

Em relação à remuneração, de fato muitos cargos federais têm valores superiores às outras duas esferas. Por conta disso, eles também costumam ser mais disputados, o que exige boa preparação por parte dos candidatos.

Mas é importante destacar que nem sempre é assim, pois depende muito da área de atuação. Há ocasiões em que concursos estaduais (e até mesmo municipais) podem oferecer as mesmas bases salariais.

Sobre isso, inclusive, é interessante observar as bases salariais da sua área de interesse na sua cidade e estado, e comparar com a média nacional. Afinal, há profissões em que os valores médios da sua região podem ser maiores do que no restante do país, e isso pode refletir na remuneração de um cargo público.

Entre os setores da esfera federal que costumam realizar concursos públicos estão a polícia federal, bancos públicos, receita federal, secretarias especiais, e assim por diante.

Concurso municipal, estadual ou federal? Qual vale mais a pena?

Como você deve ter observado durante o texto, a resposta para essa pergunta é muito relativa. Pode parecer estranho, mas dependendo do que você busca em sua carreira, um cargo municipal pode ser mais interessante do que um federal.

Por isso, para te ajudar a analisar qual vale mais a pena, recomendamos a leitura deste artigo do blog Focus Concursos. No texto, eles separam quatro tópicos para comparar as condições dos concursos públicos em cada uma das esferas:

  • Remuneração;
  • Possibilidades de deslocamentos e transferências;
  • Concorrência;
  • Nível de dificuldade.

Dessa forma, você parte do ponto de vista dos critérios e consegue ter uma visão mais ampla da diferença entre cada tipo de concurso.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário