PIX será uma das opções para o recebimento da Restituição do Imposto de Renda 2022
Restituição do Imposto de Renda poderá ser paga via PIX em 2022. Veja como vai funcionar esta situação e quando os lotes serão pagos.
Em 2022, os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda poderão receber a restituição via Pix, desde que o seu CPF seja a chave.
Com isso, quem preferir o uso do sistema de pagamentos instantâneos não precisará mais indicar conta bancária, procedimento padrão nos anos anteriores.
Além disso, o PIX também poderá ser usado para pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Nesse caso, o documento virá com um código de barras e um QR Code para permitir o pagamento.
Como o PIX será usado para o pagamento da Restituição do Imposto de Renda 2022?
Para receber a restituição do Imposto de Renda via PIX, o contribuinte precisa ter uma chave igual ao seu CPF. Sendo assim, não será possível informar chaves aleatórias, de telefone ou de e-mail.
Conforme explicou o auditor fiscal e supervisor nacional do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, o procedimento é bastante simples. Para isso, o contribuinte só precisa assinar a opção de pagamento via Pix que o valor da restituição irá para a conta vinculada à sua chave.
Como funciona a restituição do imposto de renda?
O contribuinte tem direito à restituição do Imposto de Renda quando a Receita Federal identifica que ele pagou mais impostos do que deveria.
Nesse caso, há uma devolução de parte do valor, que acontece conforme o calendário de restituição do imposto. Neste ano, o valor será pago em cinco lotes, entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês, conforme vemos abaixo:
- Lote 1 – 31 de maio
- 2 – 30 de junho
- 3 – 29 de julho
- 4 – 31 de agosto
- 5 – 30 de setembro
Já em relação ao período de declaração do Imposto de Renda de 2022, ele começa no próximo dia 7 de março e segue até 29 de abril.
Para saber quem precisa declarar o imposto neste ano e como fazer o procedimento, confira nosso texto explicando as regras.