7 hábitos para ter um cartão de crédito aprovado mais facilmente
Esses 7 hábitos podem ajudar você a ter um cartão de crédito aprovado mais facilmente. Se está precisando de um cartão, confira.
Na hora de solicitar um cartão de crédito, é de grande importância que o cidadão esteja atento a certos hábitos para conseguir que o pedido seja aprovado. Afinal de contas, a instituição financeira precisa confiar no cliente antes de conceder créditos.
Em geral, o banco precisa saber que o cliente terá como pagar as compras que forem feitas com o cartão de crédito.
Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo de 7 hábitos que podem ajudar a ter um cartão de crédito aprovado mais facilmente. Não deixe de continuar lendo!
1. Ser um bom pagador
Um hábito que pode fazer toda diferença na hora de pedir um cartão de crédito é ser um bom pagador, mantendo sempre as contas em dia. Isso porque qualquer atraso no pagamento das contas, por menor que seja, faz com que o consumidor fique com uma reputação negativa, comprometendo a análise do score do cliente.
Além disso, ao deixar de pagar uma conta dentro do prazo, o consumidor acaba tendo de pagar multas e taxas de juros. Portanto, o ideal é fazer os pagamentos nas datas certas, para que seja possível que instituição financeira que deverá emitir o cartão de crédito confie no cliente que está solicitando.
2. Zelar por manter o nome limpo
Não adianta pagar as contas do cartão em dia, mas esquecer de pagar as contas básicas, como é o caso da conta de energia, por exemplo. Como comentamos anteriormente, todo débito não pago pode dar origem à negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito, como é o caso do Serasa.
Caso o consumidor tenha o chamado “nome sujo”, isso acaba se tornando um grande problema na horar de pedir um cartão de crédito a uma instituição financeira, pois as chances de aprovação acabam reduzindo consideravelmente.
É muito importante dar a devida atenção às contas, para evitar atrasos e correr o risco de ficar com o nome sujo. Em especial, para quem tem a intenção de solicitar um cartão de crédito.
3. Não gastar mais do que se ganha
Outro hábito que tem peso na hora de a instituição analisar o perfil do cliente é não gastar mais do que se ganha. Na hora de fazer compras, o cidadão precisa ter consciência de sua renda, para evitar prejuízos.
Quando o consumidor gasta mais do que ganha, isso tende a mostrar que ele não tem responsabilidade financeira, o que também pode comprometer a análise.
4. Ter controle de gastos
Mais do que fugir de compras que contenham valores superiores ao valor da renda, é importante que o consumidor tenha controle dos gastos. Esse hábito também ajuda a economizar ao longo do mês, assegurando dessa forma uma reserva financeira, pensando em eventuais imprevistos, ou mesmo economizando para investimentos a serem feitos a longo prazo.
Ter planejamento financeira pode fazer toda diferença na vida do consumidor.
5. Realizar pagamentos à vista
O que pode ajudar o cidadão a manter uma boa reputação, evitando ficar com a renda comprometida é optar por pagamentos à vista, ao invés de pagar com cartão de crédito. Isso porque fazer pagamentos à vista, com o dinheiro que já está na conta, demonstra que o consumidor se preocupa com o futuro e evita contar com o dinheiro que ainda não tem, fugindo das dívidas.
6. Criar um vínculo com a instituição financeira
Algo que também tem peso no momento da análise que antecede a concessão do cartão de crédito é o vínculo que o cidadão, que já é cliente da instituição financeira ou bancária, possui com a empresa.
Se o consumidor zela por uma boa relação, explorando ao máximo a conta que já possui e fazendo os pagamentos sempre em dia, terá grandes chances de conseguir que o cartão de crédito seja aprovado.
7. Consultar o score regularmente
Outro hábito que pode contribuir para a concessão do cartão de crédito é ficar sempre de olho no score, para evitar surpresas, pois qualquer pendência poderá ser constatada antes de se tornar uma dor de cabeça. Afinal, é possível que o nome tenha sido negativado ou score reduzido sem que o consumidor perceba.
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