IR: não consegui entregar a declaração do Imposto de Renda a tempo; o que acontece agora?
Veja o que fazer se você não tiver tempo de entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 completa até o final do dia.
O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 se encerra hoje (31/05), e quem ainda não conseguiu fazer isso tem alternativas para evitar a multa por atraso.
Os contribuintes que precisam declarar o IR e não fizerem a entrega até às 23h59 desta terça-feira precisam pagar multa de 1% ao mês sobre o valor devido, o que pode chegar a até 20% do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
Mas quem já sabe que não vai conseguir entregar a declaração completa até o final do dia, é possível “driblar” a multa, conforme mostraremos a seguir.
O que fazer se não der para entregar a declaração do Imposto de Renda a tempo?
Caso o contribuinte não consiga entregar a declaração do IR completa até o final do dia, ele deve enviar o documento apenas com informações de identificação.
Isso porque é possível incluir os dados restantes através de uma declaração retificadora, que pode ser entregue depois do prazo. Segundo especialistas na área, isso permite evitar a multa por atraso na entrega.
Para entregar a versão incompleta em um primeiro momento, uma boa opção é importar os dados da declaração de 2021. Nesse caso, basta colocar o número da declaração do ano passado que o programa recupera todas as informações que foram declaradas.
Depois disso, o contribuinte pode alterar todos os dados que desejar, e manter só as informações básicas para enviar dentro do prazo e corrigir o restante depois. Para saber o número da declaração de 2021, é possível acessar cópias do recibo de entrega no site do e-CAC da Receita Federal.
Como enviar a declaração retificadora?
Para retificar a declaração, o contribuinte deve abrir o programa da primeira versão e selecionar “Declaração Retificadora” entre as opções disponíveis.
Na sequência, basta informar o número do recibo da declaração em questão e alterar os dados que devem ser corrigidos. Depois, é só enviar a retificadora da mesma forma que enviou a versão original.
Mas é importante destacar que retificações entregues após o prazo devem ter o mesmo modelo da primeira declaração. Ou seja, já é necessário escolher entre o modelo completo ou simplificado na primeira entrega.
Veja também: Quem precisa declarar imposto de renda em 2022?