MEI tem vantagem pouco conhecida na hora de comprar um veículo

Alexandre G. Peres

14/06/2022

A formalização do trabalhador autônomo como Microempreendedor Individual (MEI) traz diversas vantagens, como uma desburocratização no pagamento dos impostos (graças ao DAS-MEI), a possibilidade de emitir Nota Fiscal, a manutenção dos benefícios previdenciários do INSS etc. Porém, uma vantagem do MEI pouco conhecida é a de poder comprar um veículo com desconto.

MEI ganha desconto ao comprar veículos?

Sim, mas depende. Graças à isenção do ICMS pela venda direta, o MEI pode ganhar de 2,5% a até incríveis 30% de desconto ao comprar um carro 0km. O desconto não é fixo e varia de acordo com uma série de questões, como o fabricante, o modelo escolhido etc.

Comprando um veículo como MEI, o bem fica vinculado ao CNPJ da empresa. Em outras palavras, possíveis dívidas e tributos relacionados ao veículo ficam no nome da sua empresa.

Quais fabricantes vendem carros com desconto pra MEI?

Algumas das principais montadoras presentes no país, como Volkswagen Fiat, Chevrolet e Renault oferecem descontos para Microempreendedores Individuais que desejam adquirir um veículo a partir de seu CNPJ.

Como conseguir esse desconto de até 30%?

MEI tem vantagem pouco conhecida na hora de comprar um veículo (Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay)

MEI tem vantagem pouco conhecida na hora de comprar um veículo (Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay)

Para conseguir um desconto na compra de um veículo, o MEI precisa apresentar, no momento da compra, documentos que comprovem o seu próprio negócio. Como, por exemplo, o Certificado de Microempreendedor Individual, que contém diversas informações relevantes sobre o seu negócio, como CNPJ, endereço comercial, atividades exercidas, situação cadastral vigente etc.

Porém, não é garantido que você conseguirá obrigatoriamente 30% de desconto. Como comentamos, o desconto varia de acordo com o fabricante, com o modelo e até mesmo com o número de veículos adquiridos. Porém, o desconto geralmente começa em 2,5%, o que já ajuda de certa forma.

Há desvantagens ao comprar dessa forma?

Sim, há algumas desvantagens ao comprar um veículo como MEI. A começar, por exemplo, pelo fato de que a entrega do veículo pode ser mais demorada do que ao comprar como pessoa física. Isso porque você pode demorar até 2 meses para receber o veículo, o que pode atrasar possíveis planos que você tinha para ele.

Além disso, você também não poderá vender o veículo nos primeiros 12 meses. Essa limitação serva para impedir que você utilize o desconto como MEI apenas para lucrar ao revender o veículo com o preço cheio.

Fora, é claro, o fato de que tributos e dívidas ficam vinculadas ao CNPJ, o que pode vir a ser um problema a empreendedores que não mantêm uma boa saúde financeira do próprio negócio.

CLIQUE AQUI PRA VER AS ÚLTIMAS MATÉRIAS E NOTÍCIAS SOBRE MEIs

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.