Como se inscrever no Meu INSS? No Detalhe ensina!
No Detalhe te mostra como acessar o Meu INSS, quais serviços podem ser acessados pela plataforma e dicas para não cair em golpes.
O Meu INSS é a plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social, que possibilita que o aposentado ou pensionista tenha acesso a serviços sem precisar sair de casa. Mais de 90 solicitações estão disponíveis, como fazer o requerimento para receber aposentadoria por idade.
No primeiro mês deste ano, 25,8 milhões acessos foram contabilizados no site e aplicativo. Em fevereiro, foram 29,4 milhões. O No Detalhe te explica tudo sobre essa ferramenta: como fazer a inscrição, dicas para não cair em golpes e muito mais!
Como se inscrever no Meu INSS?
Antes de mais nada, para conseguir acessar o site ou aplicativo Meu INSS, o usuário precisa ter uma conta na plataforma GOV.br. O cadastro pode ser feito neste site, com CPF, nome completo e data de nascimento.
Outra opção para inscrever-se no app para ter acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social é utilizar uma senha provisória concedida por alguns bancos. Veja como acessar essa informação pelo Internet Banking de cada instituição:
- Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI;
- Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI;
- Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS;
- Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI);
- Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS;
- Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS;
- Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária;
- Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI.
Mas atenção: Com a inscrição no aplicativo, muitas tentativas de golpes contra o benefício podem surgir. Confira orientações para evitar que isso aconteça:
- Mantenha sempre atualizados os dados de contato ;
- Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do Instituto Nacional do Seguro Social, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- O Instituto Nacional do Seguro Social nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados;
- O número do SMS usado pelo Instituto Nacional do Seguro Social para informar os cidadãos é 280-41;
- Convocações oficiais para apresentar documentos, ficam registradas no Meu INSS e podem ser verificadas também pelo telefone 135.
Quais serviços estão disponíveis na plataforma?
Além de solicitar aposentadoria por idade, os aposentados e pensionistas podem usar o Meu INSS para acessar outros serviços, como:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Atualização de dados cadastrais;
- Agendamento de perícia;
- Agendamento de atendimento;
- Carta de Concessão;
- Extrato de contribuição e de empréstimo;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
- Benefícios Assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão.
Agendamento de serviços
Mesmo que o aposentado ou pensionista deseje receber atendimento presencial, em uma agência, em muitos casos ele precisa realizar o agendamento previamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. As únicas exceções são para atendimentos espontâneos, que enquadram as seguintes situações:
- Orientações e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
- Atendimento por decisão judicial;
- Agendamento de serviços;
- Emissão de senha para acesso ao Gov.br;
- Acesso aos serviços ofertados pelo Autoatendimento Orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.
Reativação do BPC pelo Meu INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social reforça que idosos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam atualizar os dados no Cadastro único (CadÚnico) a cada dois anos para continuar recebendo a assistência.
Quem não fizer isso junto ao Centro de Assistência Social (CRAS) do seu município, pode ter o pagamento do benefício suspenso. Neste caso, o segurado ainda precisa atualizar seus dados no CRAS e, depois, deve acessar o Meu INSS e solicitar o serviço “Reativar Benefício”.