PROUNI 2022: inscrições começam na próxima segunda (1º); saiba mais
Saiba todos os detalhes sobre a segunda edição de 2022 do Prouni, cujas inscrições começam já na próxima segunda-feira, 1º de agosto.
Na próxima segunda-feira, 1º de agosto, começam as inscrições para a segunda edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni), sendo uma oportunidade a mais de se conseguir uma vaga em uma universidade privada pra quem realizou recentemente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira edição aconteceu entre o final de fevereiro e o começo de abril.
O período de inscrição dessa segunda edição vai do dia 1º até o dia 4 de agosto. A lista de aprovados será divulgada no próprio site do programa, com duas chamadas: uma no dia 8 e outra no dia 22 de agosto.
Esta edição do Prouni contará com algumas novidades, como o fato de a inscrição agora ser por tipo de modalidade de concorrência (ampla concorrência ou ações afirmativas, como para pessoas com deficiência, indígenas, pardos ou pretos etc.). O processo seletivo também vai ampliar os critérios de origem escolar do candidato, mas ainda priorizando estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública e professores da rede pública de ensino em detrimento dos demais.
Como funciona o Prouni?
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa governamental que visa facilitar o acesso de brasileiros, especialmente de baixa renda e que tenham cursado o ensino médio em colégios públicos, a vagas em universidades privadas, com bolsas de estudo que abatem 50% ou 100% da mensalidade.
Para concorrer a uma das vagas, o interessado precisa ter participado de uma das edições anteriores do Enem. No Prouni, o candidato seleciona o curso, a instituição, o turno e o tipo de bolsa desejados e é classificado em maio a outros candidatos com base na nota obtida na prova. Ao término do processo, os candidatos mais bem classificados são selecionados para os cursos desejados com bolsas de 50% ou 100%, a depender da renda familiar.
Mesmo que você não seja convocado logo na primeira chamada, não perca as esperanças: além de uma segunda chamada, que acontecerá nesta edição no dia 22 de agosto, é possível se inscrever em uma fila de espera para o caso de desistências e problemas com a matrícula.
Quem pode participar do Prouni 2022?
Para participar do Prouni 2022 e concorrer a uma das bolsas de estudo, os principais requisitos que o candidato precisa atender são os seguintes:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Não ser portador de diploma de curso superior que tenha feito uso anteriormente de uma bolsa do Prouni;
- Ter participado do ENEM e ter obtido nota mínima de 450 pontos de média, sem ter zerado a redação;
- Comprovar renda familiar de acordo com os critérios da bolsa escolhida (50% ou 100%);
- Não ter participado na condição de treineiro.
Além disso, é preciso se encaixar em uma das situações abaixo:
- Ter concluído o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Ter concluído o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ter concluído o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ter concluído o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
- Ter concluído o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista ou sem a condição de bolsista;
- Ser professor em exercício da rede pública de ensino básico, incluído no quadro permanente da instituição e estar concorrendo a uma vaga em um curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia;
- Ser pessoa com deficiência.
Você também pode gostar de ler:
Empresas de TECNOLOGIA abrem CENTENAS DE VAGAS em todo o país; candidate-se!