Enem 2022: inscrições começam nesta terça-feira (10)

Período de inscrições do Enem 2022 começa nesta terça e segue até o dia 21 de maio. Veja como se inscrever e mais detalhes.

A partir de amanhã (10/02) começam as inscrições para a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto para a versão impressa quanto para a digital.

O período de inscrições seguirá até o dia 21 de maio, e os participantes que conseguiram o direito isenção nesta edição também devem se inscrever, incluindo aqueles que faltaram ao Enem 2021 e tiveram a justificativa de ausência aprovada.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja como se inscrever no Enem 2022, quais dados o candidato precisa informar e mais informações sobre o exame.

Como se inscrever no Enem 2022?

Enem 2022: inscrições começam nesta terça-feira (10)
Inscrições no Enem 2022 abrem nesta terça-feira; veja como fazer. Foto: Agência Brasil

Para se inscrever no Enem 2022, basta acessar a Página do Participante a partir desta terça-feira (10/05) e clicar para “Entrar com gov.br”. Caso o candidato ainda não tenha uma conta conta gov.br, basta criar uma nova.

Para efetuar a inscrição, é preciso informa o CPF e a data de nascimento. Mas é necessário que estes dados estejam iguais aos cadastrados na Receita Federal. Além disso, quem estiver com o CPF irregular na Receita Federal não pode se inscrever no Enem 2022.

Publicidade

Publicidade

Se o participante precisar de atendimento especializado, ele deve fazer a solicitação durante a inscrição e anexar os documentos que comprovem a necessidade.

Outra situação que deve ser informada no momento da inscrição é o caso de participantes que desejam ser reconhecidos pelo nome social. Nesse caso, o pedido deve ser feito por quem já tem o nome social cadastrado na Receita Federal.

Enquanto isso, quem ainda não cadastrou seu nome social na Receita e deseja o tratamento pela sua identidade de gênero terá que fazer o pedido entre os dias 23 e 28 de junho, na própria Página do Participante.

Quando acontecem as provas?

As versões impressa e digital do Enem 2022 acontecerão nos dias 13 e 20 de novembro. Vale lembrar que além de serem aplicadas nas mesmas datas, as duas versões terão provas e tema da redação iguais.

No entanto, para os candidatos que desejam fazer a versão digital, a recomendação é realizar a inscrição nos primeiros dias. Isso porque o Enem Digital tem vagas limitadas.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário