LICENCIAMENTO 2022 Detran AP → Consulta, Tabela, Como Pagar

O licenciamento é um procedimento obrigatório que tem como objetivo regularizar a situação do veículo e renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Aqui, damos todas as informações que você precisa saber sobre o licenciamento 2022 Detran AP, incluindo consulta, tabela e pagamentos. Confira!

Publicidade

Publicidade

licenciamento

Como consultar licenciamento 2022 Detran AP

A consulta é feita no site do Detran Amapá e possibilita verificar se há taxa em aberto e se a situação do veículo está regular. Confira um passo a passo para consulta:

  1. Acesse o site do Detran AP;
  2. Clique em “veículo”;
  3. Selecione “consulta de veículos”
  4. Informe a placa e Renavam;
  5. Selecione a caixa de recaptcha;
  6. Clique em “consultar”.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que é um código que está no CRLV, especificamente em seu canto superior. Caso não informe a placa e Renavam, não será possível efetuar a consulta.

Como emitir 2ª via do licenciamento AP 2022

A emissão da segunda via da taxa de licenciamento AP 2022 é online no site do Detran. A seguir, apresentamos um passo a passo para gerar o novo boleto:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o serviço de consulta Detran;
  2. Informe a placa e o Renavam do veículo;
  3. Marque a caixa de recaptcha;
  4. Clique em “consultar”;
  5. Selecione taxas em aberto e o licenciamento;
  6. Imprima o boleto ou salve o documento em seu dispositivo.

Tabela de licenciamento Detran AP 2022

O Detran AP não trabalha com uma tabela com várias datas de pagamento para o licenciamento, mas sim com um período específico no qual o proprietário do veículo deve quitar a dívida.

Normalmente, esse período vai de março a agosto, mas em 2021, por exemplo, a cobrança foi alterada de junho a novembro, devido à pandemia de covid-19. Portanto, é sempre importante verificar os prazos oficiais no site do Detran AP para não perder datas.

O licenciamento pode ser pago junto ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Mas, não dá para parcelar o valor da taxa, a exemplo do que acontece com o imposto.

Caso opte por pagar IPVA e licenciamento em cota única (à vista), o Detran do estado garante um desconto de 20% em cima das duas taxas, sendo uma opção interessante para economizar.

Como pagar o licenciamento do Amapá

A taxa de licenciamento pode ser paga em qualquer instituição financeira da rede bancária. É possível pagar pessoalmente, mas neste caso é preciso ter o boleto impresso.

Caso prefira ter maior praticidade no pagamento, dá para quitar a taxa por internet banking e aplicativo do banco no qual possui conta. Para isso, basta informar o código de barras do boleto.

O que impede o licenciamento?

Publicidade

Publicidade

Tentou fazer o licenciamento, mas não conseguiu? Isto acontece quando há dívidas inerentes ao veículo em aberto, como multas, IPVA e seguro DPVAT.

Para solucionar essa situação, recomenda-se quitar as dívidas e somente depois tentar fazer o novo licenciamento. Espere o prazo de cinco dias úteis para que o sistema do Detran reconheça o pagamento das taxas.

Como emitir o CRLV Digital

Trata-se da versão digital do CRLV, que é um documento de porte obrigatório. O motorista pode utilizar a versão digital exatamente da mesma forma que a impressa, porque ambas têm a mesma validade.

Mas, como obter o CRLV Digital? Por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A seguir, apresentamos um passo a passo para gerar o documento e tê-lo em seu celular:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos de seu celular;
  2. Faça login ou crie um cadastro no sistema gov.br;
  3. Cadastre seus documentos no aplicativo;
  4. Acesse “veículo”, no menu principal, e selecione CRLV.

O que acontece se não pagar o licenciamento?

Publicidade

Quando não paga a taxa de licenciamento, a situação do veículo se torna irregular e o CRLV vence. Portanto, não dá mais para circular com o automóvel.

Publicidade

Caso insista em circular e seja flagrado por um agente de trânsito, o motorista será multado em aproximadamente R$ 300,00 e acumulará 7 pontos na carteira de habilitação.

Além disso, há o risco de ter o veículo apreendido, o que demanda ainda mais gastos para solucionar a questão e reaver o automóvel, uma vez que é preciso pagar as taxas em aberto e outras cobradas pelo Detran.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário